Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTARR 79600-60.2009.5.03.0062

E telemont engenharia de telecomunicações s.a: terceirização

Ementa

DIREITO CONSTITUCIONAL E DO TRABALHO. JUÍZO DE RETRATAÇÃO. ART. 1.030, II, DO CPC. RECURSOS DE REVISTA DAS RÉS TELEMAR NORTE LESTE S.A. E TELEMONT ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. LEI N. 9.472/97. TERCEIRIZAÇÃO. ATIVIDADE-FIM. LICITUDE. APLICAÇÃO DA TESE FIXADA PELO STF. TEMAS 725 E 739. REPERCUSSÃO GERAL. 1. O Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no julgamento da ADPF 324 e do RE 958.252, de Repercussão Geral, no sentido de que " é lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante ". 2. Por sua vez, no julgamento do Tema nº 739 da Tabela de Repercussão Geral o Supremo Tribunal Federal emitiu tese no sentido de que " É nula a decisão de órgão fracionário que se recusa a aplicar o art. 94, II, da Lei 9.472/1997, sem observar a cláusula de reserva de Plenário (CF, art. 97), observado o art. 949 do Código de Processo Civil ". 3. O art. 94, II, da Lei n.º 9.472/1997 (que regula as concessões e permissões no setor das telecomunicações) tem a seguinte previsão: a concessionária de serviços públicos poderá " contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes, acessórias ou complementares ao serviço, bem como a implementação de projetos associados ". 4. A Corte Regional, ao declarar ilícita a terceirização em face do exercício de atividade-fim do tomador de serviços decidiu em contrariedade a precedente de observância obrigatória firmado pelo Supremo Tribunal Federal, que declarou a inaplicabilidade do entendimento consolidado na Súmula n.º 331, I, do TST em tal hipótese. Juízo de retratação exercido para conhecer e dar provimento aos recursos de revista das rés no tema.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, exercer o juízo de retratação previsto no art. 1.030, II, do CPC/2015 e conhecer do recurso de revista por violação do art. 94, II, da Lei nº 9.472/97, e, no mérito, dar-lhe provimento para, reformando o acórdão recorrido, declarar lícita a terceirização, afastando o vínculo de emprego reconhecido entre o demandante e a ré Telemar Norte Leste S.A e os consectários, inclusive em relação àqueles decorrentes do reenquadramento sindical. Fica mantida, entretanto, a responsabilidade subsidiária da tomadora dos serviços.

Indexação

Adicional de Periculosidade; Direito Sindical e Questões Análogas; Salário In Natura; Responsabilidade Solidária / Subsidiária; Horas Extras; Repouso Semanal Remunerado e Feriado; Salário / Diferença Salarial; Ajuda / Tíquete Alimentação; Reconhecimento de Relação de Emprego; Tomador de Serviços / Terceirização; Formação, Suspensão e Extinção do Processo; Recurso; Honorários Periciais; Execução Previdenciária; Depoimento Pessoal / Testemunha; Coisa Julgada

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.