Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAg-RRAg 20799-83.2015.5.04.0234

Turnos ininterruptos de revezamento: prestação habitual de horas extras além da oitava diária

  • Direito Constitucional
  • Direito do Trabalho
  • Turnos ininterruptos de revezamento
  • Prestação habitual de horas extras além da oitava diária
  • Validade da norma coletiva
  • Adicional de Periculosidade
  • Fruição / Gozo
  • Intervalo Intrajornada

Ementa

AGRAVO. RECURSO DE REVISTA COM AGRAVO. TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO. PRESTAÇÃO HABITUAL DE HORAS EXTRAS ALÉM DA OITAVA DIÁRIA. VALIDADE DA NORMA COLETIVA. SÚMULA Nº 423 DO TST. INCIDÊNCIA DA TESE FIXADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO TEMA 1046 EM REPERCUSSÃO GERAL. AUSÊNCIA DE TRANSCENDÊNCIA DA CAUSA. Não merece provimento o agravo, haja vista que os argumentos apresentados não desconstituem os fundamentos da decisão monocrática pela qual se concluiu, com amparo no entendimento firmado pelo STF, no julgamento do RE nº 590.415, que a habitualidade na prestação do labor em sobrejornada não invalida a norma coletiva que previu a jornada de oito horas diárias para o labor em turno ininterrupto de revezamento, sendo devido, assim, o pagamento, como extra, somente das horas que ultrapassarem esse limite. Agravo desprovido em razão de não se vislumbrar a transcendência da causa a ensejar o processamento do recurso de revista, nos termos do artigo 896-A da CLT.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, negar provimento ao agravo, por não se vislumbrar a transcendência da causa a ensejar o processamento do recurso de revista, nos termos do art. 896-A da CLT.

Indexação

Adicional de Periculosidade; Fruição / Gozo; Intervalo Intrajornada; Unicidade Contratual; Negativa de Prestação Jurisdicional; Previsão de 8 Horas - Norma Coletiva

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.