Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRRAg-RRAg 0011348-86.2018.5.15.0116

Responsabilidade solidária: grupo econômico

Relator(a): SERGIO PINTO MARTINS

  • Direito do Trabalho
  • Recuperação Judicial e Falência
  • Responsabilidade solidária
  • Grupo econômico
  • Multas previstas nos arts. 467 e 477, § 8º, da CLT
  • Empresa em recuperação judicial
  • No caso dos autos, o TRT de origem registrou que “As multas em comento
  • Multas do art. 467 e 477, §§ 6º e 8º, da CLT

Ementa

I - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA – REGÊNCIA PELA LEI Nº 13.467/2017 – RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. GRUPO ECONÔMICO. Ante a possível violação do § 2º do artigo 2º da CLT, merece provimento o agravo de instrumento para determinar o processamento do recurso de revista. Agravo de instrumento a que se dá parcial provimento. MULTAS PREVISTAS NOS ARTS. 467 E 477, § 8º, DA CLT. EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL. A jurisprudência desta Corte Superior é firme no sentido de que as empresas em recuperação judicial não estão isentas da aplicação das multas dos artigos 467 e 477 da CLT, diante da restrita aplicabilidade da diretriz traçada pela Súmula 388 do TST às hipóteses de massa falida. No caso dos autos, o TRT de origem registrou que “As multas em comento - multas do art. 467 e 477, §§ 6º e 8º, da CLT - são devidas, pelo empregador, independentemente da sua situação econômica, até mesmo pelo fato, simples, de que os riscos da atividade econômica pertencem ao empregador, não ao empregado, nos precisos e expressos termos do art. 2º, caput, da CLT.” e que “A 1ª reclamada não se constitui em massa falida, não se havendo, em consequência, da aplicação, muito menos de forma análoga, da Súmula 388 do C.TST, que sequer se aplicaria às empresas em recuperação judicial”. Conclui-se, portanto, que o acórdão recorrido está em consonância com a iterativa, notória e atual jurisprudência desta Corte Superior, de sorte que é inviável o processamento do recurso de revista, por incidência dos óbices previstos no artigo 896, § 7º, da CLT e na Súmula 333 do TST. Agravo de instrumento a que se nega provimento. II – RECURSO DE REVISTA – REGÊNCIA PELA LEI Nº 13.467/2017 – RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. GRUPO ECONÔMICO. ART. 896, § 1º-A, I E III, DA CLT. TRANSCENDÊNCIA NÃO RECONHECIDA. Não se conhece do recurso de revista quando não atendidos os requisitos formais para sua interposição. Recurso de revista de que não se conhece.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade: I ¿ dar provimento ao agravo de instrumento somente quanto ao tema ¿RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. GRUPO ECONÔMICO¿; II) não conhecer do recurso de revista. Brasília, 15 de outubro de 2025. SERGIO PINTO MARTINS Ministro Relator

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.