Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRR 10871-46.2016.5.03.0026

Interposição na vigência da lei n.º 13.467/2017: matéria examinada no agravo de instrumento

  • Direito do Trabalho
  • Direito Administrativo
  • Interposição na vigência da lei n.º 13.467/2017
  • Matéria examinada no agravo de instrumento
  • Plr proporcional
  • Participação nos Lucros ou Resultados - PLR
  • Transcendência
  • Contagem de Minutos Residuais

Ementa

AGRAVO INTERNO EM RECURSO DE REVISTA COM AGRAVO DE INSTRUMENTO. INTERPOSIÇÃO NA VIGÊNCIA DA LEI N.º 13.467/2017. MATÉRIA EXAMINADA NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. PLR PROPORCIONAL. CRITÉRIO TEMPORAL PARA SOLITICAÇÃO DA VERBA ESTABELECIDO EM INSTRUMENTO COLETIVO. TEMA 1.046 DA TABELA DE REPERCUSSÃO GERAL DO STF. TRANSCENDÊNCIA RECONHECIDA. Verificado que o debate envolve matéria sobre a qual a Suprema Corte se manifestou no julgamento do AIRE 1.121.633 (Tema n.º 1.046 da Repercussão Geral), acolhe-se o Agravo Interno da reclamada para reexaminar o Agravo de Instrumento. Agravo Interno conhecido e provido. AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. PLR PROPORCIONAL. CRITÉRIO TEMPORAL PARA SOLICITAÇÃO DA VERBA ESTABELECIDO EM INSTRUMENTO COLETIVO. TEMA 1.046 DA TABELA DE REPERCUSSÃO GERAL DO STF. Vislumbrada potencial ofensa ao art. 7.º, XXVI, da CF/88, acolhe-se o Agravo de Instrumento para conceder trânsito ao Recurso de Revista. Agravo de Instrumento conhecido e provido, no tema. RECURSO DE REVISTA. INTERPOSIÇÃO NA VIGÊNCIA DA LEI N.º 13.467/2017. PLR PROPORCIONAL. CRITÉRIO TEMPORAL PARA SOLICITAÇÃO DA VERBA ESTABELECIDO EM INSTRUMENTO COLETIVO. TEMA 1.046 DA TABELA DE REPERCUSSÃO GERAL DO STF. Por não se tratar de direito com feição de indisponibilidade absoluta, a negociação coletiva que fixa prazo para que os empregados desligados requeiram a proporcionalidade da Participação nos Lucros e Resultados deve ser considerada válida. Não tendo sido observado o prazo ajustado, mostra-se imprópria a condenação da reclamada ao pagamento da verba. Recurso de Revista conhecido e provido.

Decisão

Acordam os Ministros à unanimidade: I - conhecer do Agravo Interno e, no mérito, dar-lhe provimento para reexaminar o Agravo de Instrumento; II - conhecer do Agravo de Instrumento e, no mérito, dar-lhe provimento para determinar que o Recurso de Revista tenha regular trânsito quanto ao tema "PLR proporcional - critérios estabelecidos em instrumento coletivo"; III - conhecer do Recurso de Revista, por ofensa ao art. 7.º, XXVI, da CF/88, e, no mérito, dar-lhe provimento para, reformando o acórdão regional, reconhecer a validade das normas coletivas que disciplinam os critérios para o pagamento da PLR, e, por conseguinte, excluir da condenação o pagamento da diferença da PLR proporcional de 2016. Mantido o valor da condenação.

Indexação

Participação nos Lucros ou Resultados - PLR; Transcendência; Contagem de Minutos Residuais

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.