TSTRRAg 186-79.2013.5.05.0009
Horas extras: intervalo intrajornada
- Direito Civil
- Processo Civil
- Direito do Trabalho
- Arbitragem e Mediação
- Horas extras
- Intervalo intrajornada
- Cartões de ponto
- Juntada parcial
- Multa por litigância de má-fé
- FGTS
Ementa
I - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA RECLAMANTE - REGÊNCIA PELA LEI Nº 13.467/2017 - HORAS EXTRAS - INTERVALO INTRAJORNADA - CARTÕES DE PONTO. JUNTADA PARCIAL - MULTA POR LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ - FGTS. DIFERENÇAS DE RECOLHIMENTO. RECURSO QUE NÃO ATACA OS FUNDAMENTOS DA DECISÃO RECORRIDA. ITEM I DA SÚMULA 422 DO TST. Não se conhece do agravo de instrumento, por inobservância do princípio da dialeticidade, quando as alegações da parte não impugnam os fundamentos da decisão denegatória, nos termos em que foi proposta. Agravo de instrumento de que não se conhece. II - RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO PELA RECLAMADA NA VIGÊNCIA DA LEI N° 13.467/2017 - INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. REVISTA VISUAL EM PERTENCES PESSOAIS. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. A jurisprudência desta Corte Superior é firme no sentido de que a revista de pertences de empregados, quando realizada de maneira meramente visual, sem contato físico com o empregado e de forma indiscriminada, não é capaz de ensejar, por si só, a condenação à indenização por danos morais. Precedentes. Recurso de revista de que se conhece e a que se dá provimento.
Decisão
Acordam os Ministros por unanimidade: I - não conhecer do agravo de instrumento da reclamante; II - conhecer do recurso de revista da reclamada por violação do inciso II do artigo 5º da Constituição da República e, no mérito, dar-lhe provimento para restabelecer a sentença que rejeitou o pedido de indenização por danos morais da reclamante; III - invertidos os ônus da sucumbência; IV - Custas pela reclamante no valor de R$ 20,00 (vinte reais) calculadas sobre o valor dado à causa (R$ 1.000,00 - mil reais), das quais fica isenta por ser beneficiária da justiça gratuita; V - declarar prejudicada a análise do tópico "Indenização por danos morais. Quantum indenizatório" formulado pela agravante em seu recurso de revista, ante o provimento do apelo da reclamada.
Indexação
Direito Coletivo; Assédio Moral; Depósito / Diferença de Recolhimento; Horas Extras; Intervalo Intrajornada; Multa Prevista em Norma Coletiva; Litigância de Má-Fé; Compensação de Jornada; Cartão de Ponto; Penalidades Processuais; Multa do Art. 475-J do CPC; Negativa de Prestação Jurisdicional; Revistas Íntimas / Pertences; Valor Arbitrado; Indeferimento de Produção de Prova