TSTAIRR 1381-89.2014.5.12.0035
Férias: conversão em abono
- Direito Civil
- Processo Civil
- Direito do Trabalho
- Arbitragem e Mediação
- Férias
- Conversão em abono
- Imposição do empregador
- Em que pese no título da matéria ora em discussão constar "FÉRIAS
- Pagamento extemporâneo
- Assédio Moral
Ementa
AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA PARTE RÉ. FÉRIAS. CONVERSÃO EM ABONO. IMPOSIÇÃO DO EMPREGADOR. AUSÊNCIA DE ADERÊNCIA À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA SÚMULA Nº 450 DO TST NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - ADPF 501 - JUÍZO DE RETRATAÇÃO NÃO EXERCIDO. Em que pese no título da matéria ora em discussão constar "FÉRIAS - PAGAMENTO EXTEMPORÂNEO - DOBRA PUNITIVA", a discussão dos autos refere-se à imposição do empregador na conversão de 1/3 de férias em abono pecuniário. Nesse sentido, não se verifica a aderência estrita oa entendimento do STF em sede de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 501) e a declaração de inconstitucionalidade da Súmula nº 450 desta Corte Superior. Logo, incabível o juízo de retratação preconizado no artigo 1.030, II, do CPC. Juízo de retratação não exercido.
Decisão
Acordam os Ministros por unanimidade, não exercer o juízo de retratação em relação ao tema "FÉRIAS. CONVERSÃO EM ABONO. IMPOSIÇÃO DO EMPREGADOR".
Indexação
Assédio Moral; Indenização por Dano Moral; Horas Extras; Intervalo Intrajornada; Prêmio; Férias; Restituição / Indenização de Despesa; Bancários; Gratificação por Tempo de Serviço; Cartão de Ponto; Participação nos Lucros ou Resultados - PLR; Cargo de Confiança; Base de Cálculo; Valor Arbitrado