Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAg-AIRR 1002117-90.2016.5.02.0264

Horas extras: invalidade dos controles de jornada

  • Direito Constitucional
  • Direito do Trabalho
  • Horas extras
  • Invalidade dos controles de jornada
  • Inexistência de compensação de jornada
  • Não aderênciaao tema1.046da repercussão geral do STF
  • Descontos Salariais - Devolução
  • Remuneração, Verbas Indenizatórias e Benefícios

Ementa

AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO PELA RECLAMADA - HORAS EXTRAS. INVALIDADE DOS CONTROLES DE JORNADA. INEXISTÊNCIA DE COMPENSAÇÃO DE JORNADA. NÃO ADERÊNCIAAO TEMA1.046DA REPERCUSSÃO GERAL DO STF. JUÍZO DE RETRATAÇÃO NÃO EXERCIDO. O Tribunal Regional do Trabalho condenou as reclamadas ao pagamento de horas extras sob o fundamento de que não ficou demonstrada a existência de efetiva compensação de jornada. A controvérsia não adere ao Tema 1.046 da Tabela de Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal, uma vez que não foi declarada a validade ou não de norma coletiva que limite ou afaste direito trabalhista. Sequer se pode inferir acerca da existência de norma coletiva que trate sobre a compensação de jornada, não havendo registro no acórdão regional . Juízo de retratação não exercido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade,não exercer o juízo de retratação e determinar o retorno dos autos à Vice-Presidência desta Corte.

Indexação

Descontos Salariais - Devolução; Horas Extras; Remuneração, Verbas Indenizatórias e Benefícios; Compensação de Jornada

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.