Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTED-Ag-RR 2473-95.2014.5.12.0005

Ausência de erro material e omissão: rejeição

  • Direito do Trabalho
  • Direito Imobiliário
  • Ausência de erro material e omissão
  • Rejeição
  • As questões foram claramente expressas e tratadas na decisão embargada
  • Horas Extras
  • Ajuda / Tíquete Alimentação
  • Prescrição e Decadência

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO – AUSÊNCIA DE ERRO MATERIAL E OMISSÃO – REJEIÇÃO. 1. Os vícios autorizadores da oposição de embargos declaratórios são aqueles listados nos arts. 897-A da CLT e 1.022 do CPC, concernentes a omissão, contradição ou obscuridade do julgado, que obstaculizam o exercício do direito de recurso para a instância superior (excepcionalmente, para corrigir manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso pela própria instância). 2. In casu, não exsurgem do julgado erro material ou omissão, seja quanto à afirmação de ocorrência de questionamento imediato do índice de correção monetária pela Executada, em contestação à impugnação aos cálculos pelo Exequente; seja quanto a não aplicação, ao caso dos autos, da modulação de efeitos da ADC 58 referente à preservação dos índices e juros quanto aos " débitos trabalhistas judiciais ou extrajudiciais já pagos ". As questões foram claramente expressas e tratadas na decisão embargada. 3. Assim sendo, os embargos de declaração não se enquadram nos permissivos dos arts. 897-A da CLT e 1.022 do CPC, razão pela qual devem ser rejeitados. Embargos de declaração rejeitados.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, rejeitar os embargos de declaração, esclarecendo, no que concerne à correção monetária, que a incidência da Taxa Selic, que já inclui os juros de mora, dar-se-á até 29/08/2024, e, a partir de 30/08/2024, será calculada pelo IPCA (CC, art. 389, parágrafo único) e os juros de mora, pela Taxa Selic, dela deduzido o IPCA (CC, art. 406, §§ 1º e 3º), nos termos da ADC 58, que estabeleceu limite temporal ao critério que adotou, remetendo à lei posterior o disciplinamento da matéria.

Indexação

Horas Extras; Ajuda / Tíquete Alimentação; Prescrição e Decadência; Correção Monetária; Divisor; Incorporação

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.