Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STJAgRg no HC 1.052.724

Ausência de violação ao princípio da colegialidade

Relator(a): Reynaldo Soares da Fonseca

Ementa

PROCESSO PENAL. AGRAVO REGIMENTAL EM HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO. DECISÃO MONOCRÁTICA. AUSÊNCIA DE VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA COLEGIALIDADE. ENTENDIMENTO DOMINANTE. SÚMULA N. 568/STJ. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA. INCIDÊNCIA DA SÚMULA N. 182/STJ. AGRAVO REGIMENTAL NÃO CONHECIDO.

1. É legítima a decisão monocrática proferida pelo Relator quando em conformidade com entendimento dominante, nos termos do art. 932, III, do CPC e dos arts. 34, XVIII, a e b, e 255, § 4º, I, do RISTJ, bem como do enunciado n. 568 da Súmula do STJ.

2. Na hipótese, a peça recursal limita-se a sustentar violação ao princípio da colegialidade e a inaplicabilidade do art. 34, XVIII, b, do RISTJ ao caso, bem como a reafirmar a necessidade de julgamento colegiado, sem sequer mencionar os fundamentos da decisão agravada, o que atrai, por analogia, a incidência da Súmula n. 182/STJ.

3. Agravo regimental não conhecido.

Decisão

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Turma, por unanimidade, não conhecer do agravo regimental. Os Srs. Ministros Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik, Messod Azulay Neto e Maria Marluce Caldas votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.