Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Repercussão geral e repetitivos

STFTema 532 · RE 633.782

Aplicação de multa de trânsito por sociedade de economia mista

Relatoria: min. Luiz Fux

Precedente qualificadoTese firmada Direito Administrativo

Tese

É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial.

Questão submetida a julgamento

Recurso extraordinário com agravo em que se discute, à luz dos artigos 23, XII; 30; 39, caput, 41; 173; e 247, da Constituição Federal, a possibilidade, ou não, de delegação do exercício do poder de polícia a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta para aplicação de multa de trânsito.

Andamento

  1. Repercussão reconhecida2 de setembro de 2016
  2. Mérito julgado26 de outubro de 2020
  3. Acórdão publicado25 de novembro de 2020
  4. Trânsito em julgado3 de fevereiro de 2021

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.