Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA

Jurisprudências

Decisões que constroem a interpretação do Direito

Tribunal

Decisões que citam

Os honorários advocatícios não são devidos à Defensoria Pública quando ela atua contra a pessoa jurídica de direito público à qual pertença.

Lidas automaticamente do texto das decisões. Só o tribunal e o período estreitam esta lista.

3 decisões

11

MAR 2026

STJREsp 2.187.411

Conversão de obrigação de fazer em perdas e danos

Ação ordinária proposta pela parte autora, pleiteando, entre outros pedidos, a internação compulsória de seu filho em unidade de saúde adequada.

  • Processo Civil
  • Conversão de obrigação de fazer em perdas e danos
  • +4

22

OUT 2025

STJAgInt no REsp 2.158.745

Honorários sucumbenciais: entes públicos

O Supremo Tribunal Federal, no RE 1.140.005/RJ (Tema 1.002/STF), julgado em 26/6/2023 sob o rito da repercussão geral, consolidou entendimento no sentido de ser:

  • Processo Civil
  • Honorários sucumbenciais
  • +3

20

OUT 2025

STJREsp 2.084.638

Honorários sucumbenciais: defensoria Pública da União

Recurso especial interposto pela União contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que manteve a condenação da Fazenda Pública ao pagamento de honorários sucumbenciais em favor da Defensoria Pública da União, em ação de usucapião.

  • Processo Civil
  • Honorários sucumbenciais
  • +3

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.