No processo eleitoral, é ilícita a prova colhida por meio de gravação ambiental clandestina, sem autorização judicial e com violação à privacidade e à intimidade dos interlocutores, ainda que realizada por um dos participantes, sem o conhecimento dos demais. - A exceção à regra da ilicitude da gravação ambiental feita sem o conhecimento de um dos interlocutores e sem autorização judicial ocorre na hipótese de registro de fato ocorrido em local público desprovido de qualquer controle de acesso, pois, nesse caso, não há violação à intimidade ou quebra da expectativa de privacidade.
Lidas automaticamente do texto das decisões. Só o tribunal e o período estreitam esta lista.
Ausência de indicação de dispositivo violado. Fundamentação insuficiente. Tema nº 979 da Repercussão Geral. Não abrangência. Análise de licitude de prova. Matéria infraconstitucional. Revolvimento do conjunto fático-probatório. Súmula nº 279/STF.
Afirmou suspeição o Ministro Luiz Fux
Segunda Turma, Sessão Virtual de 5.6.2026 a 15.6.2026
É inviável o agravo em recurso especial que deixa de impugnar especificamente os fundamentos da decisão de inadmissibilidade. Incidência da Súmula n. 182 do STJ.
Agravo regimental interposto contra decisão que negou seguimento a reclamação constitucional.
Processo Penal
Cookies e privacidade
Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.