Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-RRAg 447-26.2013.5.05.0015

Com agravo de instrumento contax s.a: (em recuperação judicial)

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO DO RECLAMANTE. RECURSO DE REVISTA DO BANCO ITAUCARD S.A. COM AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTAX S.A. (EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL). LICITUDE DA TERCEIRIZAÇÃO. ATIVIDADE-FIM. IMPOSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO DIRETAMENTE COM O TOMADOR DOS SERVIÇOS. TESE VINCULANTE DO STF . 1 . A Sexta Turma do TST reconheceu a transcendência da matéria e deu provimento ao recurso de revista interposto pelo banco reclamado, para, aplicando a tese vinculante do STF, restabelecer a sentença que julgou improcedentes os pedidos formulados na reclamação trabalhista e extinguiu o processo com resolução do mérito. 2 . Dessa decisão, o reclamante opõe embargos de declaração, sob o fundamento de que haveria omissão no julgado, em relação às verbas deferidas no acórdão regional . 3. De fato, o TRT decidiu também pela condenação ao pagamento de outras verbas não relacionadas às normas coletivas do banco reclamado, o que não permite a manutenção do decidido no acórdão embargado, quanto à extinção do processo com resolução do mérito. 4. Embargos de declaração acolhidos, com efeito modificativo , para alterar a parte dispositiva do acórdão, e também a fundamentação, de modo que passe a constar que o recurso de revista foi provido para, aplicando as teses vinculantes do STF, reconhecer a licitude da terceirização havida entre os reclamados e julgar improcedente o pedido de reconhecimento do vínculo empregatício com o banco tomador dos serviços e os pleitos decorrentes da aplicação das normas coletivas inerentes aos bancários. Subsiste, contudo, a sua responsabilidade subsidiária quanto às verbas remanescentes . Fica, ainda, prejudicado o agravo de instrumento da primeira reclamada, visto que o provimento do recurso de revista beneficia todas as reclamadas, ante o litisconsórcio passivo necessário unitário.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, acolher os embargos de declaração, com efeito modificativo, para alterar a parte dispositiva do acórdão, e também a fundamentação, de modo que passe a constar que o recurso de revista foi provido para, aplicando as teses vinculantes do STF, reconhecer a licitude da terceirização havida entre os reclamados e julgar improcedente o pedido de reconhecimento do vínculo empregatício com o banco tomador dos serviços e os pleitos decorrentes da aplicação das normas coletivas inerentes aos bancários. Subsiste, contudo, a sua responsabilidade subsidiária quanto às verbas remanescentes. Prejudicado o AIRR da CONTAX S.A. (Em recuperação judicial), visto que o provimento do RR beneficia todas as reclamadas, ante o litisconsórcio passivo necessário unitário.

Indexação

Horas Extras; Repouso Semanal Remunerado e Feriado; Tomador de Serviços / Terceirização; Enquadramento; Enquadramento Sindical; Repercussão Geral; Telemarketing

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.