Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAIRR 0000256-67.2011.5.05.0009

Execução: diferenças de complementação de aposentadoria

Relator(a): HUGO CARLOS SCHEUERMANN

  • Processo Civil
  • Direito do Trabalho
  • Direito Previdenciário
  • Execução
  • Diferenças de complementação de aposentadoria
  • Recomposição da reserva matemática não determinada no título executivo
  • Violação do art. 5º, xxxvi, da constituição federal não caracterizada
  • Enriquecimento ilícito
  • Equívoco nos cálculos

Ementa

AGRAVO DE INSTRUMENTO DA PETROS. RECURSO DE REVISTA. EXECUÇÃO. 1. DIFERENÇAS DE COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA. RECOMPOSIÇÃO DA RESERVA MATEMÁTICA NÃO DETERMINADA NO TÍTULO EXECUTIVO. VIOLAÇÃO DO ART. 5º, XXXVI, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NÃO CARACTERIZADA. IMPERTINÊNCIA DOS ARTS. 5º, II, LIV e LV, 195, § 5º, 201 E 202 DA CF. AUSÊNCIA DE TRANSCENDÊNCIA. 2. ENRIQUECIMENTO ILÍCITO. EQUÍVOCO NOS CÁLCULOS. REQUISITO DO ART. 896, § 1º-A, I, DA CLT. DESCUMPRIMENTO. AUSÊNCIA DE TRANSCENDÊNCIA. Impõe-se confirmar a decisão mediante a qual se denegou seguimento ao recurso de revista da Petros. Agravo de instrumento conhecido e não provido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, conhecer do agravo de instrumento e, no mérito, negar-lhe provimento. Brasília, 2 de setembro de 2025. HUGO CARLOS SCHEUERMANN Ministro Relator

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.