Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRRAg 10278-18.2022.5.03.0184

Promoção por merecimento: necessidade de deliberação

  • Direito do Trabalho
  • Promoção por merecimento
  • Necessidade de deliberação
  • Deve ser provido para melhor exame do agravo de instrumento
  • Prescrição
  • Plano de Cargos e Salários
  • Promoção

Ementa

I - AGRAVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. MGS. PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. NECESSIDADE DE DELIBERAÇÃO. Deve ser provido para melhor exame do agravo de instrumento. Agravo provido. II - AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. MGS. PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. NECESSIDADE DE DELIBERAÇÃO. Diante de possível violação do art. 37, caput , da Constituição Federal, deve ser provido o agravo de instrumento para determinar o processamento do recurso de revista. Agravo de instrumento conhecido e provido. III - RECURSO DE REVISTA. MGS. PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. NECESSIDADE DE DELIBERAÇÃO. O Tribunal Regional reconheceu o preenchimento dos requisitos subjetivos da avaliação de desempenho e deferiu a progressão por merecimento em 2014, por constatar que a " progressão deveria ter ocorrido em janeiro de 2014, baseando-se, no balanço patrimonial de 2013, momento em que a reclamada obteve lucro. E a reclamada não logrou demonstrar, todavia, que o saldo positivo não teria sido bastante para cobrir as despesas com progressão, ônus que lhe competia " (fl. 586). Entretanto, a SBDI-1, no julgamento do processo n.º TST-E-RR-51-16.2011.5.24.0007, decidiu que as promoções por merecimento, pelo seu caráter subjetivo e comparativo ligado à avaliação profissional dos empregados aptos a concorrer à progressão, estão condicionadas aos critérios estabelecidos no regulamento empresarial, cuja análise está exclusivamente a cargo da empregadora, o que torna a avaliação de desempenho requisito indispensável à sua concessão. Dessa forma, diferentemente da progressão por antiguidade, condicionada apenas ao preenchimento de critérios objetivos, na progressão por mérito, a apuração é eminentemente subjetiva e fundamenta-se na aferição de desempenho funcional, qualidade do trabalho, metas, contribuições, engajamento com os propósitos da empresa, produtividade, disciplina, assiduidade e outros, de modo que, mesmo omissa a reclamada no tocante à realização da avaliação, ainda assim não se poderá considerar implementada a condição. Precedentes. Recurso de revista conhecido e provido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade: I - dar provimento ao agravo apenas quanto ao tema "PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. NECESSIDADE DE DELIBERAÇÃO", para determinar o exame do agravo de instrumento; II - dar provimento ao agravo de instrumento, por possível violação do art. 37, caput, da Constituição Federal, determinando o processamento do recurso de revista, a reautuação dos autos e a intimação das partes e dos interessados para seu julgamento, nos termos dos arts. 935 do CPC e 122 do RITST; e III - conhecer do recurso de revista da reclamada quanto ao tema "PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. NECESSIDADE DE DELIBERAÇÃO", por violação do art. 37, caput, da Constituição Federal, e, no mérito, dar-lhe provimento para excluir da condenação as diferenças salariais e reflexos decorrentes da progressão por merecimento no ano de 2014. Custas inalteradas.

Indexação

Prescrição; Plano de Cargos e Salários; Promoção

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.