Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STFRcl 68.079 AgR

Terceirização: pejotização

Relator(a): Gilmar Mendes

  • Direito Constitucional
  • Direito Civil
  • Direito do Trabalho
  • Terceirização
  • Pejotização
  • Liberdade de organização produtiva dos cidadãos
  • Relação de emprego não configurada
  • Autoridade reclamada violou entendimento firmado na ADPF 324
  • Desnecessária a citação da parte beneficiária para contestação

Ementa

Agravo regimental na reclamação. 2. Direito Constitucional, Civil e do Trabalho. 3. Terceirização. Pejotização. Liberdade de organização produtiva dos cidadãos. Licitude da terceirização da atividade-fim da empresa tomadora através de contratos de prestação de serviços profissionais por meio de pessoas jurídicas. 4. Existência de instrumento negocial firmado entre as partes plenamente capazes acerca da forma de contratação do serviço. Relação de emprego não configurada. 5. Autoridade reclamada violou entendimento firmado na ADPF 324. 6. Desnecessária a citação da parte beneficiária para contestação. Ausência de prejuízo. Precedentes. 7. Ausência de argumentos capazes de infirmar a decisão agravada. 8. Agravo regimental não provido.

Decisão

A Turma, por maioria, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator, vencido o Ministro Edson Fachin. Segunda Turma, Sessão Virtual de 13.9.2024 a 20.9.2024.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.