STFRcl 75.123 AgR
Não cabimento: incidência do art. 317, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal RISTF
Relator(a): Cristiano Zanin
- Direito Constitucional
- Processo Civil
- Direito Civil
- Não cabimento
Ementa
Direito constitucional e processual civil. Agravo regimental na reclamação. Súmula sem efeito vinculante. Não cabimento. Ausência de impugnação dos fundamentos da decisão agravada. Incidência do art. 317, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal RISTF. Agravo regimental a que se nega provimento.
I. Caso em exame
1. Agravo regimental interposto contra decisão que negou seguimento à reclamação por entender que a violação de súmula desprovida de efeito vinculante como é o caso da Súmula 361 não está compreendida entre as hipóteses legais de cabimento da reclamação constitucional.
II. Questão em discussão
2. A questão em discussão consiste em saber se é cabível reclamação para garantir a observância de súmula destituída de efeito vinculante.
III. Razões de decidir
3. A parte agravante não impugnou os fundamentos da decisão agravada, o que atrai a incidência do art. 317, § 1°, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.
4. A alegação de violação de súmula desprovida de efeito vinculante como é o caso da Súmula 361 não está compreendida entre as hipóteses legais de cabimento da reclamação constitucional.
5. A jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal assenta o não cabimento da reclamação nas hipóteses de alegada inobservância de súmula sem efeito vinculante.
6. A reclamação não tem a finalidade de substituir as vias processuais ordinárias, sendo equivocada a sua utilização como sucedâneo de recurso ou da medida processual eventualmente cabível.
IV. Dispositivo e tese
7. Agravo regimental a que se nega provimento.
_________
Dispositivo relevante citado: RISTF/1980, art. 317, § 1º.
Jurisprudência relevante citada: Rcl 6.835 AgR/SP, Rel. Min. Dias Toffoli, DJe 8/11/2013.
Decisão
A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator. Primeira Turma, Sessão Virtual de 21.3.2025 a 28.3.2025.