Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-RR 415-39.2014.5.09.0673

Responsabilidade subsidiária afastada: terceirização

Relator(a): Liana Chaib

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. RECURSO DE REVISTA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA AFASTADA - TERCEIRIZAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. EXTENSÃO DA DECISÃO AO LITISCONSORTE PASSIVO SIMPLES. INAPLICABILIDADE. O presente feito trata-se de clássico caso de litisconsórcio simples, e não unitário. Portanto, não há obrigatoriedade de a situação litigiosa sofrer idêntico tratamento quanto a todos os litisconsortes e, assim, não há que se falar em aproveitamento do recurso interposto pelo município reclamado aos demais litisconsortes. Precedentes. Aplica-se ao presente caso o art. 117 do CPC, considerando-se, assim, cada litisconsorte como litigante distinto. Cabe ressaltar que a Autarquia Municipal De Saúde não apresentou recurso de revista, conformando-se, portanto, com a decisão de origem. Ante o exposto, acolho os embargos de declaração tão somente para prestar os esclarecimentos ora consignados, sem, contudo, imprimir efeito modificativo ao julgado.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, acolher os embargos de declaração para prestar esclarecimentos, sem imprimir efeito modificativo.

Indexação

Ente Público; Legitimidade Ativa

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.