Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STFRHC 265.686 AgR

Execução penal: writ sucedâneo de recurso ou revisão criminal

Relator(a): Flávio Dino

Ementa

AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. EXECUÇÃO PENAL. WRIT SUCEDÂNEO DE RECURSO OU REVISÃO CRIMINAL. DETRAÇÃO. LIVRAMENTO CONDICIONAL. SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. ALEGAÇÃO DE SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA. AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DE RISCO À VIDA OU À SAÚDE. REVOLVIMENTO FÁTICO-PROBATÓRIO. MANIFESTA ILEGALIDADE OU TERATOLOGIA NÃO IDENTIFICADAS.

1. Inadmissível o emprego do habeas corpus como sucedâneo de recurso ou revisão criminal. Precedentes.

2. Assentada a supressão de instância pela Corte Superior, não cabe o exame originário do tema por esta Suprema Corte, à qual não cabe examinar matérias não apreciadas pelas instâncias antecedentes. Precedentes.

3. Eventual exame da pretensão defensiva para divergir do entendimento fixado nas instâncias precedentes, quanto à demonstração de efetivo prejuízo à saúde do apenado em virtude da situação de superlotação no presídio, demandaria indevida incursão na moldura fática delineada nos autos, inviável em sede de habeas corpus.

4. Agravo regimental conhecido e não provido.

Decisão

A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator, Ministro Flávio Dino. Primeira Turma, Sessão Virtual de 27.3.2026 a 8.4.2026.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.