Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRRAg 1000240-94.2021.5.02.0085

Reintegração: inobservância dos requisitos previstos no artigo 896, § 1º-a, II e III, da CLT

Ementa

AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA PARTE AUTORA . LEI Nº 13.467/2017. REINTEGRAÇÃO. PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE NULIDADE DA RESOLUÇÃO CONTRATUAL MOTIVADA POR CONCESSÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL. INOBSERVÂNCIA DOS REQUISITOS PREVISTOS NO ARTIGO 896, § 1º-A, II E III, DA CLT. AUSÊNCIA DE COTEJO ANALÍTICO ENTRE OS FUNDAMENTOS DA DECISÃO RECORRIDA E OS DISPOSITIVOS INVOCADOS COMO VIOLADOS. TRANSCENDÊNCIA DA CAUSA NÃO EXAMINADA . Inviável o processamento de recurso de revista em que a parte não indica, de forma explícita e fundamentada, a violação a dispositivo de lei ou contrariedade a verbete do TST, inclusive, mediante a demonstração analítica de cada um deles em cotejo com o trecho da decisão Regional, devidamente transcrito . Agravo de instrumento conhecido e não provido . RECURSO DE REVISTA DA RÉ (COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - CPTM) . LEI Nº 13.467/2017. APOSENTADORIA ESPECIAL. EFEITOS DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR INICIATIVA DO EMPREGADO. EXEGESE DO TEMA 709 DA LISTA DE REPERCUSSÃO GERAL DO STF EM CONSONÂNCIA COM A JURISPRUDÊNCIA DO TST. PRECEDENTES. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA . É pacífica a jurisprudência desta Corte no sentido de que a concessão de aposentadoria especial acarreta a extinção do contrato de emprego por iniciativa do empregado, sendo inaplicável ao caso a diretriz da Orientação Jurisprudencial nº 361 da SBDI-I do TST. E, ao contrário do entendimento consignado no acórdão recorrido, essa compreensão alinha-se perfeitamente à tese firmada no Tema nº 709 da tabela de repercussão geral do STF, segunda a qual: " é constitucional a vedação de continuidade da percepção de aposentadoria especial se o beneficiário permanece laborando em atividade especial ou a ela retorna, seja essa atividade especial aquela que ensejou a aposentação precoce ou não ". Isso porque, ao ser declarada a constitucionalidade da referida norma, teve-se confirmada, justamente, a ratio decidendi dos precedentes da SBDI-1 desta Corte sobre o tema, amparados na intenção de inibir a exposição do trabalhador a ambiente nocivo à sua saúde para além do limite exigido para a concessão da aposentadoria especial. Precedentes. Decisão regional que contraria tal compreensão. Recurso de revista conhecido e provido .

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, negar provimento ao agravo de instrumento da parte autora. Também à unanimidade, conhecer do recurso de revista da reclamada, quanto ao tema "APOSENTADORIA ESPECIAL. EFEITOS DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR INICIATIVA DO EMPREGADO. EXEGESE DO TEMA 709 DA LISTA DE REPERCUSSÃO GERAL DO STF EM CONSONÂNCIA COM A JURISPRUDÊNCIA DO TST. PRECEDENTES. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA" por violação do artigo 57, § 8º, da Lei nº 8.213/91, e, no mérito, dar-lhe provimento para, declarada a rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado, ao optar pela aposentadoria especial, excluir da condenação o pagamento de aviso-prévio e do acréscimo de 40% incidente sobre os depósitos do FGTS.

Indexação

Despedida / Dispensa Imotivada; Rescisão do Contrato de Trabalho; Sucumbência; Honorários Advocatícios

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.