TST - Ag-AIRR - 168-82.2016.5.21.0017

TST - Ag-AIRR - 168-82.2016.5.21.0017

CompartilharCitação
26/06/2019
05/07/2019

AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA EM FACE DE DECISÃO PUBLICADA NA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014. PRERROGATIVAS DA FAZENDA PÚBLICA. REGIME DE PRECATÓRIO. INAPLICABILIDADE. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DO PREQUESTIONAMENTO IMPOSTO NO ARTIGO 896, § 1º-A, I, DA CLT. REQUISITO INTRÍNSECO DO RECURSO DE REVISTA. Analisando novamente as razões do recurso de revista, percebe-se que o trecho destacado atende ao pressuposto previsto no artigo 896, § 1º-A, I, da CLT. Constatado equívoco na decisão agravada, dá-se provimento ao agravo para reexaminar o agravo de instrumento, quanto ao tema.

AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. PRERROGATIVAS DA FAZENDA PÚBLICA. REGIME DE PRECATÓRIO. INAPLICABILIDADE. Conforme se observa do acórdão regional, a ré é sociedade de economia mista, integrante da Administração Pública estadual indireta, com "capital parcialmente composto por recursos privados", razão pela qual é submetida ao regime próprio das empresas privadas. O fato de prestar serviço público de fornecimento obrigatório pelo Estado não lhe estende a prerrogativa da Fazenda Pública relativa à execução por precatório, porque não há no artigo 100 da Constituição Federal disposição que permita essa interpretação. Nos termos do artigo 173, § 1º, inciso II, da Constituição Federal, não faz jus aos privilégios concedidos à Fazenda Pública, tais como a impenhorabilidade de seus bens e a execução via precatório. Precedentes. Agravo de instrumento conhecido e não provido.

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro