Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA

Jurisprudências

Decisões que constroem a interpretação do Direito

Tribunal

Decisões que citam

Tema 1174 do STF

Precedente qualificado

É inconstitucional a sujeição, na forma do art. 7º da Lei nº 9.779/99, com a redação conferida pela Lei nº 13.315/16, dos rendimentos de aposentadoria e de pensão pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior à incidência do imposto de renda na fonte à alíquota de 25% (vinte e cinco por cento).

Lidas automaticamente do texto das decisões. Só o tribunal e o período estreitam esta lista.

3 decisões

19

JUN 2026

STFARE 1.560.589 AgR-ED

Contribuições previdenciárias

Trata-se de embargos de declaração opostos contra acórdão que negou provimento a agravo regimental.

  • Direito Tributário
  • Contribuições previdenciárias

04

NOV 2025

STFRcl 81.364 AgR

Segunda Turma, Sessão Virtual de 19.12.2025 a 6.2.2026

Ausência de estrita aderência entre os fundamentos do ato reclamado e o conteúdo dos paradigmas invocados. Impossibilidade de utilização da reclamação como sucedâneo recursal. Recurso não provido.

  • Segunda Turma, Sessão Virtual de 19.12.2025 a 6.2.2026

18

OUT 2024

STFARE 1.327.491 rito

Repercussão geral: imposto de renda na fonte

O imposto de renda cobrado de pessoa física orienta-se pelo critério da progressividade e, ainda, pelos princípios da vedação do confisco, da isonomia, da proporcionalidade e da capacidade contributiva, entre outros preceitos constitucionais.

  • Direito Tributário
  • Repercussão geral
  • +5

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.