STFRcl 70.196 AgR
Acórdãos: ato reclamado
Relator(a): Nunes Marques
- Processo Civil
- Direito Civil
- Direito Constitucional
- Acórdãos
- Ato reclamado
- Ausência de aderência temática
Ementa
DIREITO PROCESSUAL CIVIL E CONSTITUCIONAL. AGRAVO INTERNO EM RECLAMAÇÃO. ADC 19. ADI 3.026. ADPF 640. ACÓRDÃOS. ATO RECLAMADO. AUSÊNCIA DE ADERÊNCIA TEMÁTICA. RECURSO DESPROVIDO.
I. CASO EM EXAME
1. Agravo interno interposto de decisão que negou seguimento à reclamação ante ausência de identidade temática entre o ato atacado e o decidido na ADC 19, na ADI 3.026 e na ADPF 640.
2. A parte agravante insiste em alegar identidade material e desrespeito aos paradigmas evocados, no que caberia reconhecer a legitimidade da OAB para ser admitida na condição de amicus curiae em ação direta de inconstitucionalidade estadual.
II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO
3. A questão em discussão consiste em saber se o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, ao negar o ingresso da OAB-PB como amicus curiae em ação direta de inconstitucionalidade ali em curso, ofendeu, ou não, o decidido na ADC 19, na ADI 3.026 e na ADPF 640.
III. RAZÕES DE DECIDIR
4. A jurisprudência do STF exige, para o conhecimento de reclamação, estrita aderência entre os fundamentos da decisão impugnada e os julgados paradigmáticos invocados.
5. A decisão reclamada nada dispôs a respeito da matéria objeto dos paradigmas, limitando-se a assentar a inadequação da pretendida intervenção na ação direta estadual.
6. Ante a ausência de identidade material entre o ato atacado e o objeto dos paradigmas, a reclamação é incabível.
IV. DISPOSITIVO
7. Agravo interno desprovido.
Decisão
A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator. Segunda Turma, Sessão Virtual de 21.3.2025 a 28.3.2025.