Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STFRcl 92.962 AgR

Fornecimento de medicamento não incorporado ao SUS

Relator(a): Flávio Dino

Ementa

AGRAVO REGIMENTAL NA RECLAMAÇÃO. DIREITO À SAÚDE. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO NÃO INCORPORADO AO SUS. OSIMERTINIBE. ALEGADA AFRONTA AOS TEMAS 6 E 1.234 DA REPERCUSSÃO GERAL. INOCORRÊNCIA. AUSÊNCIA DE TERATOLOGIA. INVIABILIDADE DE REEXAME DE FATOS E PROVAS NA RECLAMAÇÃO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.

1. Agravo regimental interposto contra decisão monocrática que negou seguimento à reclamação constitucional por ausência de demonstração de afronta aos Temas 6 e 1.234 da repercussão geral.

2. O Tribunal de origem examinou os requisitos fixados por esta Suprema Corte para o fornecimento judicial de medicamento não incorporado ao SUS, reconhecendo a presença dos pressupostos autorizadores da medida, inclusive quanto à existência de evidências científicas de alto nível e à imprescindibilidade clínica do tratamento.

3. O acórdão reclamado apreciou a controvérsia relativa à análise de custo-efetividade, às conclusões do NATJUS e à ausência de avaliação específica da CONITEC em conformidade com os parâmetros fixados por esta Suprema Corte.

4. A conclusão adotada pelas instâncias ordinárias decorre da valoração do conjunto fático-probatório dos autos, cuja revisão é inviável na via estreita da reclamação constitucional.

5. Agravo regimental desprovido.

Decisão

A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator, Ministro Flávio Dino. Primeira Turma, Sessão Virtual de 29.5.2026 a 9.6.2026.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.