Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRR 225-55.2020.5.10.0021

Prescrição aplicável: actio nata

Relator(a): Alberto Bastos Balazeiro

  • Direito Civil
  • Direito do Trabalho
  • Prescrição aplicável
  • Actio nata
  • (...) IV
  • Na hipótese, a extinção do contrato de trabalho ocorreu em 22/07/2015
  • Prescrição e Decadência

Ementa

RECURSO DE REVISTA. INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL DECORRENTE DA AUSÊNCIA DE REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES À PREVI DEFERIDAS EM AÇÃO PRÓPRIA. PRESCRIÇÃO APLICÁVEL. ACTIO NATA. TEMA Nº 20 DA TABELA DE RECURSOS REPETITIVOS. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. 1. Cinge-se à presente controvérsia, definir o início do prazo prescricional e a prescrição aplicável às pretensões voltadas à indenização por saldamento evidenciadas nos autos. 2. O Pleno deste Tribunal Superior do Trabalho fixou diversas hipóteses no âmbito do Tema nº 20 da Tabela de Recursos Repetitivos visando uniformizar a jurisprudência pátria. Em casos similares aos dos autos, fixou-se o Item III, alínea a, e item IV, do Tema nº 20 da Tabela de Recursos Repetitivos nos seguintes termos: " III - O marco inicial da prescrição quinquenal para as hipóteses de perdas e danos verificados antes da fixação das teses do STJ é a data das respectivas publicações das decisões, sendo: a) 16/08/2018, para o caso de horas extras, e de 11/12/2020, para o caso das demais verbas, se já houver transitado em julgado a decisão proferida na ação trabalhista principal ou se esta nunca houver sido ajuizada. (...) IV - A prescrição bienal só se aplica aos casos em que o contrato de trabalho foi encerrado após a publicação da decisão de fixação de tese para o presente Tema n° 20 da Tabela de Recursos Repetitivos do TST ". 3. Neste contexto, depreende-se da leitura do acórdão regional que a pretensão indenizatória deduzida pelo reclamante visa à reparação de dano material decorrente da ausência de inclusão de repasses de contribuições previdenciárias incidentes sobre as parcelas remuneratórias deferidas na reclamação nº 0001699-19.2014.5.10.0006 e a consequente percepção a menor do benefício de complementação de aposentadoria pago pela PREVI. 4. Na hipótese, a extinção do contrato de trabalho ocorreu em 22/07/2015. Cuida-se, assim, de hipótese em que a concessão do benefício previdenciário ocorreu antes da data da publicação da certidão de julgamento do Tema nº 955 da Tabela de Recursos Especiais Repetitivos do Superior Tribunal de Justiça – marco relevante, uma vez que o pedido indenizatório funda-se em horas extras reconhecidas judicialmente. 5. Tratando-se de parcela recebida no curso do contrato de trabalho, pairando controvérsia apenas quanto a sua natureza jurídica e sua inclusão, ou não, no salário de contribuição, aplicam-se os itens III, alínea a e IV da tese fixada no Tema nº 20 da Tabela de Recursos Repetitivos do TST, na medida em que tendo a presente ação sido ajuizada em 11/03/2020, torna-se inviável a manutenção de prescrição determinada pela Corte Regional. Recurso de revista de que se conhece e a que se dá provimento.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, conhecer do recurso de revista por violação do art. 7º, XXIX, da Constituição Federal e, no mérito, dar-lhe provimento para afastar a prescrição decretada, nos termos dos itens III, alínea a, e IV, do Tema n° 20 da Tabela de Recursos Repetitivos do TST, bem como para determinar o retorno dos autos à Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região para que prossiga no exame da matéria, como entender de direito.

Indexação

Prescrição e Decadência

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.