OAB-SC celebra 91 anos de exercício

A seccional catarinense é uma das mais antigas do país e conta com 53 subseções e 49.663 advogados e advogadas.

A OAB Santa Catarina completa 91 anos nesta segunda-feira (1º/1). Com mais de nove décadas de história, a seccional catarinense é uma das mais antigas do país e conta com 53 subseções e 49.663 advogados e advogadas.

Thiago Degasperin exerce a presidência interina da entidade até 15 de janeiro, em razão dos períodos de licença da presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio. 

O suporte aos profissionais inscritos é assegurado pelas mais de 200 salas de apoio, instaladas em Fóruns, delegacias e unidades prisionais.

Para o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, a trajetória da OAB-SC foi construída por meio do esforço do trabalho de advogadas e advogados em prol da sociedade. “Os 91 anos da OAB-SC foram construídos através da conjugação de esforços e ideais de centenas de advogados e advogadas com o objetivo de promover conquistas para a sociedade e a advocacia catarinenses”, afirma.

“E com muito orgulho faço parte desta brilhante história, especialmente entre 2019 e 2021, quando na Presidência da Ordem catarinense enfrentamos os nefastos efeitos da pandemia e encontramos soluções inovadoras que garantiram o exercício profissional e a continuidade do Sistema de Justiça em Santa Catarina. Nesta caminhada de mais de nove décadas, o trabalho coletivo e voluntário da advocacia catarinense em prol de sua instituição tem sido essencial e garantido mais avanços e mais futuro para a nossa profissão”, completa.

A OAB-SC começou a escrever sua história em 1932, desde a criação da entidade por meio do Decreto nº 22.039. A instalação da seccional catarinense, por sua vez, foi em 1º de janeiro de 1933, sob a liderança do advogado e político Nereu Ramos (1933-1934). 

A primeira diretoria da seccional era composta por Nereu Ramos, presidente; Edmundo Acácio Moreira, vice-presidente; Pedro de Moura Ferro, primeiro secretário; João Bayer Filho, segundo secretário; e Affonso Wanderley Júnior, diretor-tesoureiro.

Ao longo do tempo, a seccional catarinense foi protagonista em movimentos como a campanha “Diretas Já”, a oposição contra a ditadura militar, as lutas pela anistia e pela liberdade de imprensa e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

Publicado em 10 de janeiro de 2024
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro