Mãe que matou seu próprio filho recém-nascido tem habeas corpus negado pelo STJ

A mulher ligou o chuveiro e o secador de cabelos para evitar que a família ouvisse os sons de choro do bebê.

A mãe matou o seu próprio filho recém-nascido, asfixiando-o, foi presa, e ter sua liberdade de volta ajuizou um habeas corpus no STJ – Superior Tribunal de Justiça, o qual foi julgado em sede de liminar pela ministra presidente da Corte de Justiça Laurita Vaz.

A liminar foi indeferida, não acatando o pedido da defesa que requereu a revogação da prisão preventiva, respaldando o habeas corpus alegando que a decisão não foi devidamente fundamentada e que não havia requisitos para a prisão preventiva.

Consta no processo que a gravidez teria sido ocultada do companheiro, dos familiares da grávida, inclusive, do seu filho de dois anos de idade.

A mãe para esconder a gravidez dos familiares utilizou protetores de seios e cintas para disfarçar a barriga.

O banheiro da casa foi o local onde o bebê do sexo masculino nasceu, entretanto, como a mãe não queria o nascimento do bebê, ligou o chuveiro e o secador de cabelos para causar bastante barulho, não permitindo que a família ouvisse os choros do recém-nascido, que foi asfixiado com uma bucha de papel enterrada em sua boca.

Após matar o bebê a mãe colocou o corpo do recém-nascido juntamente com a placenta numa sacola plástica e guardou-a no armário do próprio banheiro, sendo posteriormente jogado em uma lixeira próxima de sua casa.

A mãe foi presa sob o regime de prisão preventiva, mas, logo ajuizou um habeas corpus no Tribunal de origem, TJRS, o qual indeferiu o pedido de liminar, levando a acusada a ajuizar habeas corpus desta vez no STJ.

A ministra do STJ baseada no entendimento do STF – Supremo Tribunal Federal, e do entendimento do STJ, indeferiu também a liminar, sob a alegação de que não cabe habeas corpus contra decisão negativa de liminar proferida na instância de origem, já que seria uma verdadeira supressão de instância, com respaldo na Súmula – 691 do STF.

Para o STJ, o processo de habeas corpus ajuizado no Tribunal de origem demonstra que a matéria está sendo processada e tratada naquela instância, fato que impede um julgamento do mesmo caso.

Alguns pontos expressos na decisão no habeas corpus originário foram citados pela ministra do STJ, em respaldo à acertada decisão de primeira instância: “O modo audacioso de agir, jogando o corpo da vítima dentro de uma lixeira, em local público, em plena luz do dia, enganando todos os familiares, bem demonstra a periculosidade da indiciada, justificando-se a segregação para garantir a ordem pública, bem como para assegurar a instrução processual e a aplicação da Lei Penal”.

Não há, portanto, para a ministra do STJ qualquer ilegalidade na decisão de primeira instância que possa levar a Casa de Justiça a desconsiderar a Súmula – 691 do STF, que vem sendo utilizada como matiz nas decisões em casos similares.

O habeas corpus será julgado no STJ, na questão de mérito, pela Quinta Turma da Corte de Justiça, tendo como relator o ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 14 de janeiro de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro