Em Maceió, AMB faz homenagem póstuma à desembargadora Nelma Padilha

A cerimônia ocorreu na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A AMB e a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) prestaram uma homenagem póstuma à desembargadora Nelma Torres Padilha. A cerimônia ocorreu na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), na manhã desta sexta-feira (28), em Maceió, e contou com a presença do presidente da entidade nacional, Jayme de Oliveira, magistrados do estado e familiares da homenageada.

Ao abrir a cerimônia, o presidente da Almagis, Ney Alcântara, falou sobre os motivos que levaram à homenagem. “É uma comenda concedida às pessoas que contribuíram e engrandeceram a Magistratura. A Nelma faz parte da história do Judiciário alagoano. Foi a primeira mulher magistrada do estado e a primeira presidente mulher da Almagis. Ela não apenas passou, mas deixou sua marca no Judiciário”, enalteceu. O magistrado lembrou, ainda, que o nome da homenageada foi escolhido por unanimidade para receber a comenda durante o Congresso Brasileiro de Magistrados (XXIII CBM).

A família da magistrada recebeu a comenda Cruz do Mérito, em reconhecimento pela contribuição de Nelma Padilha para melhoria e valorização do Poder Judiciário e da Magistratura brasileira. “Ela amava a família e a profissão. Tenho certeza de que ela está feliz onde estiver, e nós mais ainda por estarmos aqui representando-a nessa bonita homenagem”, disse a sobrinha da homenageada Manoela Padilha Brandão Vilela.

Para o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, “Nelma desbravou e abriu caminhos para as mulheres que vieram depois e é importante esse registro. E para além disso, a AMB, tem procurado valorizar muito a Magistratura. Eu queria que a família recebesse esse carinho dos 14 mil juízes associados à AMB e da Magistratura brasileira por pessoas que, em um tempo ainda muito mais difícil do que os tempos de hoje, abriram os caminhos para que se chegasse onde se chegou hoje. Com certeza daqui alguns anos a participação será muito maior”.

Além dos presidentes da AMB e da Almagis, fizeram parte da mesa de honra o desembargador Tutmés Arian de Albuquerque, representando o presidente do TJAL; desembargador José Carlos Malta, presidente do TRE; corregedor-geral de Justiça, Paulo Lima; coordenador de Pesquisa e Produção Acadêmica da Esmal, Felipe Melo Alcântara; a juíza Fátima Pirauá; e Manoela Padilha Brandão (sobrinha da homenageada).

Sobre a homenageada

Nelma Padilha foi a primeira mulher de Alagoas a conquistar o cargo de juíza de Direito, exercendo a judicatura a partir de 1976. Passou pelas comarcas de Porto de Pedras, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pão de açúcar, Palmeira dos Índios e Pilar.

Chegou à 3ª entrância em 1992. Em 2009, pelo critério de antiguidade, ascendeu ao Tribunal de Justiça de Alagoas, como desembargadora. Foi empossada no cargo de vice-presidente da Corte alagoana em 2011, assumindo também a presidência da Seção Especializada Cível. Depois de 36 anos de atividade judicante, se aposentou em 2012. Faleceu em abril deste ano.

Publicado em 28 de setembro de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro