Ministro da Defesa afirma que advogados de apenados são responsáveis pela crise na Segurança Pública do país

Sem solução para o caos na Segurança Pública, Ministro Jungmann transfere responsabilidade para a OAB.

O ministro da Justiça, Raul Jungmann, fez uma declaração, no mínimo polêmica, já que acusou de forma indireta os advogados, defensores de apenados, pela crise na segurança pública do país.

A OAB nacional emitiu nota pública onde considera lamentáveis as declarações do ministro da justiça, asseverando que se trata de uma cortina de fumaça criada pelo governo para desviar o foco da absoluta falência do sistema carcerário brasileiro.

Na visão da OAB, o governo não conseguiu, até o momento, cumprir com a sua obrigação funcional e social, ou seja, punir e ressocializar os presos.

A classe profissional da advocacia esta estarrecida, pois foi responsabilizada pela incompetência do Estado de gerir os presídios e a estrutura criada para ressocializar o preso, como se os advogados fossem culpados pelos desvios de conduta dos componentes do sistema carcerário e do sistema penitenciário incompetente e leniente com os casos graves de condutas incompatíveis com o sistema prisional.

Na verdade, o ilustre ministro tenta desvirtuar o verdadeiro problema estrutural do sistema carcerário que o governo não teve a competência de dar uma solução eficaz, daí transferir a responsabilidade a uma classe profissional como uma solução, não resolve o seu problema.

A corrupção dos servidores do poder público que cuidam do sistema penitenciário é incontrolável pelo próprio poder público, não havendo razão que justifique transferir a responsabilidade pela incompetência na gerência da administração carcerária que é exclusivamente do Estado, encobrindo o real problema com afirmações que desvirtuam a verdade e apenas encobre a real situação.

É importante ressaltar que, a OAB nacional já fez denúncia da segurança pública do Brasil a ONU – Organização das Nações Unidas, entretanto, o poder público não agiu nem sinalizou com medidas para solucionar o grave problema no sistema carcerário do Brasil.

No entender desse advogado, a OAB nacional deveria responsabilizar civilmente o Estado e o ministro da Defesa pelas declarações inverídicas e irresponsáveis, já que foram públicas e tomaram contornos e divulgações mundiais, tendo em vista a rapidez com que as notícias são veiculadas nas redes sociais no mundo todo.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 30 de julho de 2017

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro