Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Repercussão geral e repetitivos

STFTema 916 · RE 765.320

Efeitos jurídicos do contrato temporário firmado em desconformidade com o art. 37, IX, da Constituição Federal.

Relatoria: min. Teori Zavascki

Precedente qualificadoTese firmada Direito Administrativo Direito do Trabalho

Tese

A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.

Questão submetida a julgamento

Recurso extraordinário em que se discute, à luz do art. 37, II, § 2º, da Constituição Federal, acerca dos efeitos jurídicos da contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade de excepcional interesse público realizada em desconformidade com o art. 37, IX, da Lei Maior.

Andamento

  1. Repercussão reconhecida16 de setembro de 2016
  2. Mérito julgado16 de setembro de 2016
  3. Acórdão publicado23 de setembro de 2016
  4. Trânsito em julgado17 de outubro de 2017

Observações

  • Repercussão geral reconhecida com reafirmação de jurisprudência.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.