Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STJAgRg no AgRg no REsp 1.631.705

Matéria de ordem pública: prescrição da pretensão punitiva intercorrente

Relator(a): Sebastião Reis Júnior

  • Direito Penal
  • Processo Penal
  • Matéria de ordem pública
  • Prescrição da pretensão punitiva intercorrente
  • Verificação
  • Lapso de 8 anos transcorrido desde o fato narrado na denúncia

Ementa

AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. PENAL. MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA INTERCORRENTE. VERIFICAÇÃO. OCORRÊNCIA. HIPÓTESE DE RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO EM ABSTRATO. LAPSO DE 8 ANOS TRANSCORRIDO DESDE O FATO NARRADO NA DENÚNCIA. Agravo regimental prejudicado. De ofício, extinta a punibilidade do agravante pela prescrição da pretensão punitiva na modalidade retroativa.

Decisão

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da SEXTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, em Sessão Virtual de 12/03/2026 a 18/03/2026, por unanimidade, julgar prejudicado o agravo regimental e, de ofício, julgar extinta a punibilidade do agravante, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Antonio Saldanha Palheiro, Carlos Pires Brandão e Og Fernandes votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Carlos Pires Brandão. Não participou do julgamento o Sr. Ministro Rogerio Schietti Cruz.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.