Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAg-AIRR 0000998-33.2019.5.05.0035

Interposição sob a égide da lei nº 13.467/2017: decisão de admissibilidade denegatória fundada em tese firmada em recurso de revista repetitivo

Relator(a): LIANA CHAIB

  • Direito do Trabalho
  • Interposição sob a égide da lei nº 13.467/2017
  • Inadequação da via recursal
  • Erro grosseiro
  • Aplicação do art. 1º-a da in nº 40/2016 do TST
  • Incabível a fungibilidade
  • Alimentação

Ementa

AGRAVO INTERNO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. INTERPOSIÇÃO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.467/2017. DECISÃO DE ADMISSIBILIDADE DENEGATÓRIA FUNDADA EM TESE FIRMADA EM RECURSO DE REVISTA REPETITIVO. INADEQUAÇÃO DA VIA RECURSAL. ERRO GROSSEIRO. APLICAÇÃO DO ART. 1º-A DA IN Nº 40/2016 DO TST. INCABÍVEL A FUNGIBILIDADE. NÃO CONHECIMENTO. A interposição de agravo de instrumento contra decisão denegatória de seguimento de recurso de revista, quando fundamentada na conformidade do acórdão regional com tese fixada pelo Tribunal Superior do Trabalho em sede de julgamento de recursos repetitivos, configura erro grosseiro, por inobservância ao regramento específico contido no art. 1º-A da Instrução Normativa nº 40/2016 do TST, que estabelece o agravo interno como meio de impugnação cabível, sendo inaplicável, por conseguinte, o princípio da fungibilidade recursal ante a inexistência de dúvida objetiva sobre a via eleita. Agravo interno não provido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, conhecer do agravo interno, e, no mérito, negar-lhe provimento. Brasília, 13 de outubro de 2026. LIANA CHAIB Ministra Relatora

Indexação

Alimentação

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.