Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Repercussão geral e repetitivos

STFTema 953 · RE 859.376

Possibilidade de, em nome da liberdade religiosa, excepcionar obrigação imposta a todos relativa à identificação civil.

Relatoria: min. Luís Roberto Barroso

Precedente qualificadoTese firmada Direito Civil

Tese

É constitucional a utilização de vestimentas ou acessórios relacionados a crença ou religião nas fotos de documentos oficiais, desde que não impeçam a adequada identificação individual, com rosto visível.

Questão submetida a julgamento

Recurso extraordinário em que se discute, à luz do art. 5º, inc. VIII, da Constituição da República, a possibilidade de o direito à liberdade religiosa, assegurado pelo inc. VI do art. 5º da Constituição, sofrer limitações por obrigação legal, relacionada à identificação civil, imposta à toda sociedade.

Andamento

  1. Repercussão reconhecida30 de junho de 2017
  2. Mérito julgado17 de abril de 2024
  3. Acórdão publicado10 de dezembro de 2024
  4. Trânsito em julgado18 de fevereiro de 2025

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.