Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Repercussão geral e repetitivos

STFTema 349 · RE 611.639

Registro prévio do contrato de alienação fiduciária em garantia de veículo automotor perante o órgão competente para o licenciamento.

Relatoria: min. Marco Aurélio

Precedente qualificadoTese firmada Direito Administrativo Direito Civil

Tese

É constitucional o § 1º do artigo 1.361 do Código Civil no que revela a possibilidade de ter-se como constituída a propriedade fiduciária de veículos com o registro do contrato na repartição competente para o licenciamento do bem.

Questão submetida a julgamento

Recurso extraordinário em que se discute, à luz dos artigos 37, caput, e 236, caput, da Constituição Federal, a constitucionalidade, ou não, da parte final do § 1º do art. 1.361 do Código Civil, o qual determina que, em se tratando de veículos, a propriedade fiduciária constitui-se com o registro do contrato na repartição competente para o licenciamento, devendo-se fazer a anotação no certificado de registro.

Andamento

  1. Repercussão reconhecida10 de dezembro de 2010
  2. Mérito julgado21 de outubro de 2015
  3. Acórdão publicado15 de abril de 2016
  4. Trânsito em julgado31 de maio de 2016

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.