Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-RR 72241-89.2008.5.03.0031

Licitude da terceirização: responsabilidade solidária afastada

  • Direito do Trabalho
  • Licitude da terceirização
  • Responsabilidade solidária afastada
  • Reconhecimento de Relação de Emprego
  • Telemarketing

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO DA SEGUNDA RECLAMADA. RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO NA VIGÊNCIA DA LEI 13.467/2017. LICITUDE DA TERCEIRIZAÇÃO. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA AFASTADA. 1 – O recurso de revista foi provido para reconhecer a licitude da terceirização e afastar a condenação solidária da segunda reclamada, mantida a sua responsabilidade subsidiária. 2 - O afastamento da responsabilidade solidária alcança todas as verbas deferidas nesta demanda em razão da ilicitude da terceirização, inclusive aquelas previstas em normas coletivas, cujo direito tenha sido reconhecido sob esse fundamento. 3 - A determinação, pela instância ordinária, de retificação da CTPS do autor não recaiu sobre a ora embargante, de modo que nenhum esclarecimento é necessário, no aspecto. Embargos de declaração providos , tão somente para fins de esclarecimentos, sem efeito modificativo.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, conhecer dos embargos de declaração e, no mérito, dar-lhes provimento para prestar os esclarecimentos constantes da fundamentação, sem efeito modificativo.

Indexação

Reconhecimento de Relação de Emprego; Telemarketing

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.