Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-Ag-RRAg 21036-78.2019.5.04.0234

Sentença de embargos de declaração: ausência de intimação da parte contrária

  • Processo Civil
  • Direito do Trabalho
  • Sentença de embargos de declaração
  • Ausência de intimação da parte contrária
  • Efeito modificativo do julgado
  • Assim, não há nulidade a ser declarada
  • Gratificação por Tempo de Serviço
  • Valor da Causa

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO INTERNO EM RECURSO DE REVISTA DA PARTE RÉ. Embargos de declaração acolhidos, sem efeito modificativo, para sanar omissão e examinar o tema constante nas razões de agravo interno. AGRAVO INTERNO EM RECURSO DE REVISTA DA PARTE RÉ. SENTENÇA DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO DA PARTE CONTRÁRIA. EFEITO MODIFICATIVO DO JULGADO. ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL Nº 142 DA SBDI-I DO TST. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. Nos termos da Orientação Jurisprudencial nº 142 da SBDI-1 desta Corte é passível de nulidade decisão que acolhe embargos de declaração com efeito modificativo sem que seja a parte contrária intimada para apresentar contrarrazões. Entretanto, tal regra não é absoluta, visto que, no processo do trabalho, a declaração de nulidade processual está condicionada à demonstração de efetivo prejuízo. Nesse sentido, a diretriz que se extrai da análise dos artigos 794 e 795 da CLT. Ademais, há que se considerar, ainda, o atendimento aos princípios da celeridade, economia processual e celeridade. Na hipótese dos autos , conforme registro expresso no acórdão regional, não ficou demonstrado o prejuízo pela parte. Ademais, no recurso de revista, a parte também não demonstrou prejuízo e se limitou a afirmar genericamente que houve majoração da condenação. Assim, não há nulidade a ser declarada. Precedentes desta Corte. Agravo interno conhecido e não provido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, acolher os embargos de declaração opostos pela parte ré, sem efeito modificativo, para sanar omissão e examinar o tema "SENTENÇA DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO DA PARTE CONTRÁRIA - EFEITO MODIFICATIVO DO JULGADO - ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL Nº 142 DA SBDI-I DO TST - TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA", constante das razões do agravo interno e, no mérito, negar-lhe provimento.

Indexação

Gratificação por Tempo de Serviço; Valor da Causa; Prescrição; Turno Ininterrupto de Revezamento; Honorários Advocatícios; Judicial; Julgamento Extra / Ultra / Citra Petita; Uniforme

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.