Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRR-Ag-Emb 0000267-89.2024.5.22.0002

Empresa brasileira de correios e telégrafos: promoções por antiguidade

Relator(a): EVANDRO PEREIRA VALADÃO LOPES

  • Direito do Trabalho
  • Empresa brasileira de correios e telégrafos
  • Promoções por antiguidade
  • Indevido o pagamento de diferenças salariais
  • Observada a previsão do plano de cargos carreiras e salários

Ementa

AGRAVO INTERNO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS. PROMOÇÕES POR ANTIGUIDADE. INDEVIDO O PAGAMENTO DE DIFERENÇAS SALARIAIS. OBSERVADA A PREVISÃO DO PLANO DE CARGOS CARREIRAS E SALÁRIOS. TRANSCENDÊNCIA JURÍDICA RECONHECIDA. I. Divisando que a causa oferece transcendência jurídica, e diante da possível violação do art. 5º, II, da Constituição da República, o provimento ao agravo interno é medida que se impõe. II. Agravo interno de que se conhece e a que se dá provimento para reformar a decisão em que se negou provimento ao agravo de instrumento e determinar o processamento do recurso de revista. RECURSO DE REVISTA. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS. PROMOÇÕES POR ANTIGUIDADE. INDEVIDO O PAGAMENTO DE DIFERENÇAS SALARIAIS. OBSERVADA A PREVISÃO DO PLANO DE CARGOS CARREIRAS E SALÁRIOS. TRANSCENDÊNCIA JURÍDICA RECONHECIDA. I. A partir das informações consignadas no acórdão regional, constata-se que assiste razão à parte reclamada, pois a concessão de progressões por antiguidade foi realizada de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da empregadora. Isso porque, conforme a norma interna, o termo inicial para aferição do direito à progressão horizontal não é a data de apuração do efetivo exercício (31/08), mas, sim, a data de admissão ou da última concessão da promoção por antiguidade. II. Recurso de revista de que se conhece e a que se dá provimento.

Decisão

Acordam os Ministros à unanimidade, (a) conhecer do agravo interno e, no mérito, dar-lhe provimento para proceder ao exame do agravo de instrumento; (b) conhecer do agravo de instrumento e, no mérito, dar-lhe provimento para determinar o processamento do recurso de revista; (c) conhecer do recurso de revista, por violação do art. 5º, II, da Constituição da República, e, no mérito, dar-lhe provimento reestabelecer a sentença, em que foi julgado improcedente o pleito relacionado às promoções por antiguidade. Custas processuais, pela parte reclamante, no importe de R$ 4.467,52, calculadas sobre o valor atribuído à causa (R$ 223.376,37). Exigibilidade suspensa em razão da concessão dos benefícios da justiça gratuita. Brasília, 24 de junho de 2026. EVANDRO VALADÃO

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.