Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAg-RRAg 10728-77.2017.5.15.0094

Coisa julgada: julgados

  • Processo Civil
  • Direito do Trabalho
  • Coisa julgada
  • Julgados
  • Multa do art. 477 da CLT
  • Pagamento das verbas rescisórias fora do prazo previsto no dispositivo
  • Julgado da SBDI-1
  • Responsabilidade Solidária / Subsidiária

Ementa

AGRAVO DA RECLAMADA. RECURSO DE REVISTA COM AGRAVO DE INSTRUMENTO. LEI Nº 13.467/2017. TEMAS DO AGRAVO DE INSTRUMENTO DA RECLAMADA. COISA JULGADA. INEXISTÊNCIA. AÇÃO COLETIVA AJUIZADA POR SINDICATO E AÇÃO INDIVIDUAL AJUIZADA PELO RECLAMANTE. A decisão monocrática não reconheceu a transcendência e negou provimento ao agravo de instrumento. A tese do TRT está em consonância com o entendimento da SBDI-I do TST, que se posiciona pela não ocorrência de litispendência e consequente coisa julgada, entre ação coletiva ajuizada pelo sindicato como substituto processual e reclamação trabalhista individual, seja porque não há identidade de partes entre a ação pendente e a posterior, seja porque o artigo 104 da Lei nº 8.078/90, aplicável subsidiariamente ao Processo do Trabalho, dispõe expressamente que as ações coletivas previstas nos incisos I e II e parágrafo único do artigo 81 não induzem à litispendência relativamente às ações individuais. Julgados. Agravo a que se nega provimento. MULTA DO ART. 477 DA CLT. PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS FORA DO PRAZO PREVISTO NO DISPOSITIVO. A decisão monocrática não reconheceu a transcendência e negou provimento ao agravo de instrumento. Esta Corte Superior possui entendimento uniformizado de que a multa do art. 477 da CLT é devida mesmo na hipótese em que a parcela é reconhecida em juízo (no caso foram as diferenças dos depósitos do FGTS). Julgado da SBDI-1. Agravo a que se nega provimento com aplicação de multa.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, negar provimento ao agravo e aplicar multa de 2% sobre o valor atualizado da causa, nos termos do art. 1.021, § 4º, do CPC.

Indexação

Responsabilidade Solidária / Subsidiária; Horas Extras; Multa do Artigo 477 da CLT; Correção Monetária; Coisa Julgada

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.