Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-Ag-Emb 1001077-43.2022.5.02.0012

Deserção do recurso ordinário: assistência judiciária gratuita

Relator(a): MORGANA DE ALMEIDA

  • Direito do Trabalho
  • Deserção do recurso ordinário
  • Assistência judiciária gratuita
  • Portanto, não há omissão a ser sanada

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. DESERÇÃO DO RECURSO ORDINÁRIO. ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA. ACÓRDÃO REGIONAL PROFERIDO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. DESPROVIMENTO. 1. Os embargos de declaração têm por finalidade provocar a complementação do julgado a fim de sanar vícios, com hipóteses taxativamente previstas no art. 897-A da CLT e no art. 1.022 do CPC. 2. No caso, ao aplicar a Súmula 218 do TST, a decisão embargada implicitamente reconheceu a inocorrência de caso de “distinguishing”. A aplicação de precedente vinculante pressupõe a ausência de diferenças fáticas ou jurídicas relevantes que justifiquem a não aplicação da súmula. Portanto, não há omissão a ser sanada. A afetação do Tema 31 foi realizada sem determinação de suspensão dos processos em tramitação, razão pela qual a Súmula 218 permanece como óbice processual válido e aplicável. 3. Assim, não constatados os equívocos apontados, inviável a alteração das conclusões do acórdão pela estreita via processual adotada. Embargos de declaração conhecidos e desprovidos.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, conhecer e negar provimento aos embargos declaratórios. Brasília, 13 de abril de 2026. MORGANA DE ALMEIDA Ministra Relatora

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.