Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAIRR 1002490-10.2016.5.02.0204

Ausência de delimitação do inconformismo recursal

  • Direito do Trabalho
  • Ausência de delimitação do inconformismo recursal
  • Horas extras
  • Controles de jornada por exceção
  • Ônus da prova
  • Controle de Jornada
  • Equiparação Salarial

Ementa

I - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DO RECLAMANTE. ACÓRDÃO REGIONAL PUBLICADO NA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.467/2017. PROCESSO REDISTRIBUÍDO POR SUCESSÃO. AGRAVO DE INSTRUMENTO GENÉRICO. AUSÊNCIA DE DELIMITAÇÃO DO INCONFORMISMO RECURSAL. TRANSCENDÊNCIA NÃO RECONHECIDA . No julgamento do E-ED-ED-RR-291-13.2016.5.08.0124 (Redator Designado Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, DEJT 17/6/2021), o Tribunal Pleno desta Corte decidiu que incumbe à parte agravante impugnar especificamente o óbice indicado na decisão agravada, sendo desnecessário no agravo de instrumento renovar a indicação de ofensa aos dispositivos tidos como violados e os paradigmas colacionados para o confronto de teses, quando renovada a matéria objeto da decisão agravada . No caso em exame , contudo, as razões lançadas não permitem a exata compreensão da controvérsia, dada a ausência de devolução das matérias tratadas no recurso de revista de forma clara, precisa e pormenorizada. Na ausência de argumento demonstrativo da pertinência do agravo de instrumento, deve-se reputá-lo como desfundamentado, porquanto desatendido o objetivo do art. 897 da CLT. Agravo de instrumento não conhecido . II - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA RECLAMADA. ACÓRDÃO REGIONAL PUBLICADO NA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.467/2017. PROCESSO REDISTRIBUÍDO POR SUCESSÃO. HORAS EXTRAS. CONTROLES DE JORNADA POR EXCEÇÃO. ÔNUS DA PROVA. TRANSCENDÊNCIA NÃO RECONHECIDA . 1. A finalidade precípua desta Corte Superior, na uniformização de teses jurídicas, não autoriza a revisão do conjunto fático-probatório já analisado pelo Tribunal Regional, na esteira do entendimento consolidado pela Súmula 126/TST. 2. Está registrado no acórdão regional que, de acordo com o art. 1º da Portaria nº 1.120/1995, posteriormente revogada pela Portaria nº 373 de 2011, "os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho". Também foi assinalado que "não há nos autos norma coletiva autorizando eventual controle por exceção", e que, "diante disso, cabia à reclamada apresentar prova irrefutável da jornada de trabalho do autor, ônus do qual não se desincumbiu". Não bastasse, consta que "o reclamante produziu prova quanto à sobrejornada, com anotações incorretas no controle por exceção e redução do intervalo intrajornada, conforme depoimento de sua testemunha". 3. Consequentemente, o acolhimento das alegações recursais da ré demandaria necessariamente o reexame do acervo instrutório, procedimento vedado nesta esfera extraordinária. 4. Quanto ao ônus da prova, insubsistente a alegação de ofensa aos arts. 818, I, da CLT e 373, I, do CPC, uma vez que a controvérsia foi resolvida mediante a análise da prova produzida. Agravo de instrumento conhecido e desprovido .

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade: I - não conhecer do agravo de instrumento do reclamante; e, II - conhecer do agravo de instrumento da reclamada e, no mérito, negar-lhe provimento.

Indexação

Horas Extras; Controle de Jornada; Equiparação Salarial

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.