Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTED-RRAg 10417-77.2019.5.03.0150

Acordo de compensação de jornada: jornada de 12x36 horas

Relator(a): Dora Maria da Costa

  • Direito do Trabalho
  • Acordo de compensação de jornada
  • Jornada de 12x36 horas
  • Atividade insalubre
  • Ausência de autorização do mte
  • Previsão coletiva
  • Validade

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO DE REVISTA COM AGRAVO. ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE JORNADA. JORNADA DE 12x36 HORAS. ATIVIDADE INSALUBRE. AUSÊNCIA DE AUTORIZAÇÃO DO MTE. PREVISÃO COLETIVA. VALIDADE. TEMA 1.046 DA TABELA DE REPERCUSSÃO GERAL DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Acolhem-se os embargos de declaração apenas para prestar esclarecimentos quanto a não exclusão da condenação da dobra de feriados, sem, contudo, modificar o acórdão embargado, que deu provimento ao recurso de revista da reclamada para reformar o acórdão regional quanto à validade dos instrumentos coletivos que dispuseram sobre a prorrogação da jornada de trabalho em atividade insalubre sem licença prévia da autoridade competente, excluindo da condenação o pagamento de horas extras e reflexos. Embargos de declaração acolhidos, para prestar esclarecimentos, sem a impressão de efeito modificativo.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, acolher os embargos de declaração opostos pela reclamada, apenas para prestar esclarecimentos, sem a impressão de efeito modificativo.

Indexação

Adicional de Insalubridade; Escala 12 x 36; Transcendência

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.