Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRR 74-76.2013.5.03.0006

Ultratividade de autorização da prestação de trabalho em feriados

  • Direito Constitucional
  • Direito do Trabalho
  • Ultratividade de autorização da prestação de trabalho em feriados
  • Convenção coletiva de trabalho
  • ADPF nº 323
  • Declaração de inconstitucionalidade da súmula nº 277 do TST 1
  • STF, bem como violou o art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000
  • Repouso Semanal Remunerado e Feriado

Ementa

I - AGRAVO DO SINDICATO AUTOR – AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014 – ULTRATIVIDADE DE AUTORIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE TRABALHO EM FERIADOS - CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – ADPF Nº 323 - DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA SÚMULA Nº 277 DO TST Vislumbrada violação ao art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000, bem como contrariedade ao precedente vinculante firmado pelo E. STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 323 MC/DF, dá-se provimento ao Agravo e, desde logo, ao Agravo de Instrumento, para mandar processar o Recurso de Revista e determinar seja publicada certidão, para efeito de intimação das partes. II - RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014 – ULTRATIVIDADE DE AUTORIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE TRABALHO EM FERIADOS - CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – ADPF Nº 323 - DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA SÚMULA Nº 277 DO TST 1. O Plenário do STF, na decisão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 323 MC/DF, julgou inconstitucional o entendimento fixado na Súmula nº 277 do TST, que mantinha a validade de direitos estabelecidos em cláusulas coletivas com prazo já expirado até que firmada nova norma coletiva. 2. Por sua vez, o art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000, incluído pela Lei nº 11.603, de 2007, apenas autoriza o trabalho em feriados quando previsto em Convenção Coletiva de Trabalho. 3. Nesses termos, ao estender a autorização de prestação de trabalho em feriados para além do prazo da CCT 2012/2013, o acórdão regional contrariou o precedente vinculante do E. STF, bem como violou o art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000. Recurso de Revista conhecido e provido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade: I - dar provimento ao Agravo de Instrumento para mandar processar o Recurso de Revista e determinar seja publicada certidão, para efeito de intimação das partes; e II - conhecer do Recurso de Revista por violação do art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000 e por contrariedade à decisão vinculante do STF na ADPF 323 e, no mérito, dar-lhe provimento para restabelecer a sentença.

Indexação

Repouso Semanal Remunerado e Feriado

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.