Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-RR 830-83.2017.5.09.0651

Auxílio-alimentação: natureza jurídica

  • Direito do Trabalho
  • Auxílio-alimentação
  • Natureza jurídica
  • Negociação coletiva
  • Ausência de omissão ou contradição
  • Descontos Salariais - Devolução
  • Ajuda / Tíquete Alimentação

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO CÍVEL EM RECURSO DE REVISTA OPOSTOS PELO RECLAMANTE . TEMA 1.046 DO STF. AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO. NATUREZA JURÍDICA. NEGOCIAÇÃO COLETIVA. AUSÊNCIA DE OMISSÃO OU CONTRADIÇÃO. O acórdão embargado examinou a tese do Tema 1.046 do STF, reconheceu que a parcela auxílio-alimentação possuía natureza salarial até 02/1994 e, de modo fundamentado, validou a norma coletiva superveniente que lhe conferiu natureza indenizatória, estabelecendo distinção temporal compatível com a jurisprudência desta Corte. Por conseguinte, as razões declaratórias não se harmonizam com nenhum dos permissivos dos arts. 897-A da CLT e 1.022 do CPC, cumprindo salientar que os embargos de declaração não constituem remédio processual habilitado a alterar decisão, pois se destinam a eliminar obscuridade, omissão, contradição ou irregularidades, não verificadas no acórdão embargado. Embargos de declaração rejeitados.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, rejeitar os embargos de declaração.

Indexação

Descontos Salariais - Devolução; Ajuda / Tíquete Alimentação; Abono; Prescrição; FGTS; Acordo e Convenção Coletivos de Trabalho; Outros Adicionais

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.