Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STJAgRg no HC 1.025.211

Execução penal: impossibilidade

Relator(a): Reynaldo Soares da Fonseca

  • Processo Penal
  • Processo Civil
  • Execução penal
  • Impossibilidade
  • Progressão de regime prisional
  • Requisito subjetivo
  • Exame criminológico
  • Parecer psicológico e social desfavoráveis

Ementa

AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. EXECUÇÃO PENAL. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO PRÓPRIO. IMPOSSIBILIDADE. PROGRESSÃO DE REGIME PRISIONAL. REQUISITO SUBJETIVO. EXAME CRIMINOLÓGICO. PARECER PSICOLÓGICO E SOCIAL DESFAVORÁVEIS. FUNDAMENTAÇÃO IDÔNEA PARA O INDEFERIMENTO DA BENESSE. AGRAVO NÃO PROVIDO.

1. A Terceira Seção desta Corte consolidou o entendimento de que não cabe habeas corpus substitutivo de recurso próprio, admitindo-se a concessão da ordem apenas em casos de flagrante ilegalidade ou teratologia.

2. É pacífico o entendimento desta Corte no sentido de que se o exame criminológico desfavorece o sentenciado, ainda que somente alguns de seus aspectos sejam negativos, há fundamentação idônea para o indeferimento da progressão de regime.

3. No caso, o exame criminológico apontou aspectos negativos da personalidade do sentenciado, tais como impulsividade, imaturidade emocional, dificuldade de manter abstinência, reconhecimento apenas parcial da culpa e reflexões superficiais sobre o crime praticado, elementos que evidenciam ausência de amadurecimento suficiente para a concessão da progressão de regime. O Tribunal, em acréscimo, menciona a existência de anotação de falta disciplinar grave, circunstância que reforça a conclusão pelo não preenchimento do requisito subjetivo.

4. Embora o exame criminológico não vincule o magistrado, constitui elemento relevante para a aferição do requisito subjetivo, sendo pacífico o entendimento de que laudo desfavorável pode, por si só, fundamentar a negativa de progressão.

5. A revisão das conclusões adotadas pelas instâncias de origem quanto ao mérito subjetivo demandaria reexame do conjunto probatório, providência incabível na via estreita do habeas corpus.

6. Ausente demonstração de ilegalidade flagrante ou excepcionalidade apta a afastar a jurisprudência consolidada desta Corte, deve ser mantida a decisão agravada.

7. Agravo regimental não provido.

Decisão

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, em Sessão Virtual de 25/09/2025 a 01/10/2025, por unanimidade, negar provimento ao recurso, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.Os Srs. Ministros Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik, Messod Azulay Neto e Marluce Caldas votaram com o Sr. Ministro Relator.Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.