Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRRAg 100176-17.2018.5.01.0482

I –agravo em agravo de instrumento em recurso de revista da primeira reclamada –ausência de interesse recursal

  • Direito Constitucional
  • Direito do Trabalho
  • Terceirização de serviços
  • Ente público
  • Culpa presumida
  • Responsabilização automática
  • III –recurso de revista da segunda reclamada (petrobras)
  • Responsabilidade subsidiária

Ementa

I –AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA PRIMEIRA RECLAMADA –AUSÊNCIA DE INTERESSE RECURSAL. A primeira reclamada interpõe agravo interno, por meio do qual postula a reforma da decisão monocrática a fim de que seja determinado o processamento de seu recurso de revista. Ocorre que a primeira reclamada sequer interpôs recurso de revista, sendo que no recurso de revista da segunda reclamada se discute tão somente a sua responsabilidade subsidiária, de modo que é inviável o processamento do agravo da primeira reclamada, por falta de interesse recursal. Agravo de que não se conhece. II - AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA SEGUNDA RECLAMADA (PETROBRAS). REGÊNCIA PELA LEI Nº 13.467/2017 –RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA. TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. ENTE PÚBLICO. CULPA PRESUMIDA. RESPONSABILIZAÇÃO AUTOMÁTICA. DECISÃO CONTRÁRIA À JURISPRUDÊNCIA DO STF NA ADC 16 E TEMAS 246 E 1.118 DA TABELA DE REPERCUSSÃO GERAL. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA . Constatada possível contrariedade ao item V da Súmula 331 do TST, dá-se provimento ao agravo a fim de se prover o agravo de instrumento para mandar processar o recurso de revista. Agravo a que se dá provimento. III –RECURSO DE REVISTA DA SEGUNDA RECLAMADA (PETROBRAS). REGÊNCIA PELA LEI Nº 13.467/2017 - RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA. TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. ENTE PÚBLICO. CULPA PRESUMIDA. RESPONSABILIZAÇÃO AUTOMÁTICA. DECISÃO CONTRÁRIA À JURISPRUDÊNCIA DO STF NA ADC 16 E TEMA 246. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA . O Tribunal Regional manteve a responsabilidade subsidiária do ente público. O Supremo Tribunal Federal, ao examinar a ADC-16/DF e o RE-760931/DF ( leading case do Tema nº 246 do Ementário de Repercussão Geral), firmou tese no sentido de que a inadimplência da empresa contratada não transfere ao ente público tomador de serviços, de forma automática, a responsabilidade pelo pagamento dos encargos trabalhistas e fiscais, sendo necessário verificar, caso a caso, a eventual ocorrência de culpa da Administração Pública. No presente caso, o Tribunal Regional condenou a PETROBRAS de forma automática, por simples inadimplemento, com amparo no item IV da Súmula 331 do TST, sem que houvesse qualquer elemento fático que indicasse a existência de culpa do ente público quanto à fiscalização do cumprimento das obrigações contraídas pela empresa contratada, o que destoa dos precedentes vinculantes firmados pelo STF. Recurso de revista de que se conhece e a que se dá provimento.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade: I - não conhecer do agravo da primeira reclamada; II - dar provimento ao agravo a fim de prover o agravo de instrumento para mandar processar o recurso de revista; e III - conhecer do recurso de revista por contrariedade ao item V da Súmula 331 do TST e, no mérito, dar-lhe provimento para eximir a PETROBRAS da responsabilidade subsidiária que lhe foi imposta.

Indexação

Responsabilidade Solidária / Subsidiária; Abrangência da Condenação

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.