Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STFARE 1.583.998 AgR

Icms-difal: portal

Relator(a): Presidente

Ementa

Direito tributário. Agravo regimental em recurso extraordinário com agravo. ICMS-DIFAL. Portal. Irregularidade. Necessidade de reexame de fatos e provas e de legislação infraconstitucional. Incidência da Súmula 279 do STF. Ofensa reflexa.

I. CASO EM EXAME

1. Agravo interno contra decisão que negou seguimento ao recurso extraordinário com agravo, diante da incidência da Súmula 279 do STF e da ofensa reflexa ao texto constitucional.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Saber se é possível superar os óbices apontados na decisão agravada.

III. RAZÃO DE DECIDIR

3. Hipótese em que, para dissentir do entendimento firmado pelo Tribunal de origem, seria necessário reexaminar os fatos e as provas constantes dos autos, assim como reanalisar a legislação infraconstitucional pertinente, o que inviabiliza o processamento do apelo extremo, tendo em vista a vedação contida na Súmula 279 do STF e a ausência de ofensa direta à Constituição Federal.

IV. DISPOSITIVO

4. Agravo regimental a que se nega provimento.

Decisão

O Tribunal, por unanimidade, negou provimento ao agravo, nos termos do voto do Relator, Ministro Edson Fachin (Presidente). Plenário, Sessão Virtual de 13.3.2026 a 20.3.2026.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.