Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-RR 137900-39.2008.5.04.0024

Atualização do crédito trabalhista: juros e correção monetária

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO DE REVISTA DO RECLAMANTE. ATUALIZAÇÃO DO CRÉDITO TRABALHISTA. JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA. DECISÃO PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM SEDE DE CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE. MODULAÇÃO DE EFEITOS. OMISSÃO NÃO CONFIGURADA. Constam no acórdão embargado, de forma expressa, os fundamentos adotados para a observância de forma integral da decisão proferida pelo STF, de modo a determinar a incidência do IPCA-E e juros legais, previstos no art. 39, caput , da Lei 8.177/91, na fase pré-processual; e incidência da taxa SELIC (que engloba juros e correção monetária) a partir do ajuizamento da ação. Ficou expresso, ainda, que são válidos e não ensejarão nenhuma rediscussão eventuais pagamentos já realizados, independentemente do índice de correção adotado. Assim, não há falar em omissão na decisão embargada. Embargos de declaração conhecidos e não providos.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, conhecer dos embargos de declaração e, no mérito, negar-lhes provimento.

Indexação

Adicional Noturno; Horas Extras; Multa Prevista em Norma Coletiva; Norma Coletiva - Aplicabilidade / Cumprimento; Compensação; Nulidade; Juros; Correção Monetária; Trabalho Externo; Ajuda-Quilometragem; Negativa de Prestação Jurisdicional; Preclusão / Coisa Julgada

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.