TSTRRAg 10826-94.2019.5.03.0104
Diferenças de FGTS: atualização monetária do FGTS
- Direito do Trabalho
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Processo Civil
- Diferenças de FGTS
- Atualização monetária do FGTS
- Prescrição
- Férias 2013/2014
- Férias usufruídas e não remuneradas integralmente na época própria
- Pagamento em dobro
Ementa
I - AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA RECLAMADA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.467/2017 – DIFERENÇAS DE FGTS – ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DO FGTS – PRESCRIÇÃO - FÉRIAS 2013/2014 – ISENÇÃO DA COTA PREVIDENCIÁRIA PATRONAL A decisão agravada observou os artigos 932, III, IV e VIII, do CPC e 5º, LXXVIII, da Constituição da República, não comportando reconsideração ou reforma. Agravo a que se nega provimento. FÉRIAS USUFRUÍDAS E NÃO REMUNERADAS INTEGRALMENTE NA ÉPOCA PRÓPRIA - PAGAMENTO EM DOBRO - ADPF Nº 501 - DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA SÚMULA Nº 450 DO TST - TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA Vislumbrada a contrariedade à decisão vinculante do E. Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADPF nº 501 (Relator Exmo. Ministro Alexandre de Moraes, Plenário Eletrônico, DJE de 8/8/2022), dá-se provimento ao Agravo e, desde já, ao Agravo de Instrumento, para mandar processar o Recurso de Revista. II - RECURSO DE REVISTA DA RECLAMADA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.467/2017 - FÉRIAS USUFRUÍDAS E NÃO REMUNERADAS INTEGRALMENTE NA ÉPOCA PRÓPRIA - PAGAMENTO EM DOBRO - ADPF Nº 501 - DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA SÚMULA Nº 450 DO TST - TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA O atraso na remuneração das férias não implica o pagamento em dobro do período, por não haver, nessa situação, previsão legal expressa cominando a penalidade. Entendimento diverso viola os princípios constitucionais da legalidade (artigo 5º, inciso II) e da separação dos Poderes (artigos 2º e 60, § 4º, inciso III). Tese firmada pelo E. Supremo Tribunal Federal na ADPF nº 501, com efeito erga omnes . Recurso de Revista conhecido e provido.
Decisão
Acordam os Ministros por unanimidade: I - negar provimento ao Agravo da Reclamada quanto aos temas "Diferenças de FGTS", "Atualização monetária do FGTS", "Prescrição. Férias 2013/2014" e "Isenção da cota previdenciária patronal"; II - dar provimento ao Agravo quanto ao tema "Férias usufruídas e não remuneradas integralmente na época própria - pagamento em dobro - Súmula nº 450 do TST" e, desde já, ao Agravo de Instrumento para processar o Recurso de Revista e mandar publicar certidão, para efeito de intimação das partes; e III - conhecer do Recurso de Revista, quanto ao tema "Férias usufruídas e não remuneradas integralmente na época própria - pagamento em dobro - Súmula nº 450 do TST", por violação ao artigo 5º, inciso II, da Constituição da República e por contrariedade ao entendimento vinculante do E. STF, e, no mérito, dar-lhe provimento para excluir da condenação o pagamento em dobro das férias quitadas fora do prazo previsto no artigo 145 da CLT.
Indexação
Indenização / Dobra / Terço Constitucional; Depósito / Diferença de Recolhimento; Execução Previdenciária; Prescrição; FGTS; Correção Monetária