Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTRRAg 10880-56.2017.5.15.0020

Coisa julgada: intervalo intrajornada, quando prorrogada a jornada de 6 horas

  • Direito Civil
  • Processo Civil
  • Direito do Trabalho
  • Coisa julgada
  • Intervalo intrajornada, quando prorrogada a jornada de 6 horas
  • Dano moral coletivo
  • Desatendimento de requisitos formais do recurso de revista
  • Concessão de justiça gratuita ao sindicato autor
  • Na presente situação, não houve tal demonstração

Ementa

AGRAVO INTERNO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA PARTE RÉ. LEI Nº 13.467/2017. 1) COISA JULGADA. 2) INTERVALO INTRAJORNADA, QUANDO PRORROGADA A JORNADA DE 6 HORAS. 3) DANO MORAL COLETIVO. DESATENDIMENTO DE REQUISITOS FORMAIS DO RECURSO DE REVISTA. TRANSCENDÊNCIA NÃO EXAMINADA . No tema COISA JULGADA, o réu não indicou violação de preceitos, tampouco dissenso pretoriano. No tema DANOS MORAIS COLETIVOS, transcreveu apenas arestos oriundos de Turmas desta Corte, o que desatende o disposto no artigo 896 da CLT. Em relação ao tema INTERVALO INTRAJORNADA, foi desatendida a exigência do artigo 896, § 1º-A, I, da CLT, que trata da obrigatoriedade de transcrever ou destacar (sublinhar/negritar), o fragmento da decisão recorrida que revele a resposta do tribunal de origem sobre a matéria objeto do apelo; ou seja, o ponto específico da discussão, contendo as principais premissas fáticas e jurídicas contidas no acórdão regional acerca do tema invocado no recurso. Agravo interno conhecido e não provido. CONCESSÃO DE JUSTIÇA GRATUITA AO SINDICATO AUTOR. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. Constatado equívoco na decisão unipessoal, dá-se provimento ao agravo interno e ao agravo de instrumento , para determinar o processamento do recurso de revista. RECURSO DE REVISTA DA PARTE RÉ. LEI Nº 13.467/2017. CONCESSÃO DE JUSTIÇA GRATUITA AO SINDICATO AUTOR. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA CONSTATADA. Esta Corte Superior firmou entendimento de que se aplica aos sindicatos o disposto no item II da Súmula nº 463 do TST. Assim, o benefício da gratuidade da Justiça poderá lhe ser concedido, apenas quando comprovada nos autos, de forma inequívoca, sua incapacidade econômica para arcar com as despesas processuais. Na presente situação, não houve tal demonstração. Recurso de revista conhecido e provido.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, DAR PROVIMENTO PARCIAL ao agravo interno e ao agravo de instrumento, para determinar o processamento do recurso de revista do réu, apenas quanto ao tema "CONCESSÃO DE JUSTIÇA GRATUITA AO SINDICATO AUTOR". Também por unanimidade, CONHECER do recurso de revista, apenas quanto ao tema "CONCESSÃO DE JUSTIÇA GRATUITA AO SINDICATO AUTOR", por contrariedade à Súmula nº 463, II, do TST, e, no mérito, DAR-LHE PROVIMENTO, para excluir a Justiça gratuita concedida ao sindicato autor.

Indexação

Intervalo Intrajornada; Assistência Judiciária Gratuita; Honorários Advocatícios; Juros; Correção Monetária; Indenização por Dano Moral Coletivo; Negativa de Prestação Jurisdicional; Coisa Julgada; Natureza Jurídica da Parcela / Repercussão; Legitimidade Ativa

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.