Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTEDCiv-AIRR 0000793-80.2023.5.06.0311

Diferenças salariais: piso de engenheiro

Relator(a): AUGUSTO CÉSAR LEITE DE CARVALHO

  • Direito do Trabalho
  • Diferenças salariais
  • Piso de engenheiro
  • Requisito do art. 896, § 1º-a, III, da CLT não atendido
  • Omissão e equívoco de premissa fática não constatados

Ementa

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. DIFERENÇAS SALARIAIS. PISO DE ENGENHEIRO. REQUISITO DO ART. 896, § 1º-A, III, DA CLT NÃO ATENDIDO. OMISSÃO E EQUÍVOCO DE PREMISSA FÁTICA NÃO CONSTATADOS. Não se verifica a alegada omissão, tampouco erro de premissa fática. O acórdão embargado examinou expressamente a tese recursal relativa à ausência de registro no CREA e concluiu que a insurgência não se dirigiu contra todos os fundamentos aptos a sustentar a decisão regional, notadamente aquele concernente à presunção de veracidade da anotação da função na CTPS, corroborada pelo conjunto probatório. A alegação de que os fundamentos adotados pelo Tribunal Regional estariam logicamente encadeados, e não seriam autônomos, não evidencia vício, mas inconformismo com a compreensão adotada por este Colegiado quanto à existência de fundamentos autônomos no acórdão recorrido. Com efeito, a autonomia dos fundamentos não exige ausência de relação lógica entre eles, sendo suficiente que cada um se revele, por si só, suficiente para a manutenção da decisão. No caso, o Tribunal Regional amparou a conclusão alcançada em mais de um fundamento, notadamente o reconhecimento do exercício da função de engenheiro, com base na anotação em CTPS corroborada pelas provas produzidas, e a compreensão de que a ausência de registro no conselho profissional não impediria o deferimento do piso da categoria. Nesse contexto, incumbia à parte recorrente impugnar de forma específica todos os fundamentos suficientes à manutenção do julgado, o que não se verificou, atraindo a incidência do art. 896, § 1º-A, III, da CLT, conforme consignado no acórdão embargado. Evidencia-se, assim, a pretensão de rediscussão do mérito da decisão, finalidade incompatível com os embargos de declaração, nos termos do art. 1.022 do CPC. Embargos declaratórios não providos.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, negar provimento aos embargos de declaração. Brasília, 15 de junho de 2026. AUGUSTO CÉSAR LEITE DE CARVALHO Ministro Relator

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.